Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove curso de imersão na floresta amazônica para professores da rede pública
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove curso de imersão na floresta amazônica para professores da rede pública

  • Publicado: Quinta, 09 de Outubro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 11h49

 


Curso de imersão na floresta amazônia será teórico e prático

A partir deste sábado, 30 professores farão o curso “Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões”, que será realizado na Zona Experimental (ZF-2), no Km 50, da BR- 174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista. Curso faz parte da SNCT

Da redação da Ascom – Inpa

Foto: Acervo Lapsea/Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio dos Laboratórios de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e Manejo Florestal (LMF), promove a partir deste sábado (11) até o dia 18 de outubro a 12ª edição do curso “Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões”. A proposta é contribuir na formação continuada dos professores compartilhando conhecimentos científicos, a partir do aprofundamento de questões ecológicas e socioambientais tendo a floresta amazônica como eixo central.

De acordo com uma das coordenadoras do curso, a pesquisadora do Inpa, Maria Inês Gasparetto Higuchi, o curso será de imersão na floresta durante uma semana, com aulas teóricas e práticas no próprio campo, a Zona Experimental (ZF-2), no Km 50 da BR- 174 (Manaus - Boa Vista), onde os professores ficarão alojados. O curso faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Inpa, que acontece de forma concentrada 12 a 19 de outubro, mas há atividades antes e depois dessa data.

“Todo esse processo tem o caráter pedagógico, no qual ciência e ensino se entrelaçam para uma melhor formação técnica dos professores sobre os ecossistemas florestais e o papel da sociedade frente às mudanças climáticas”, disse Higuchi.

A formação será feita com 30 professores do ensino fundamental e médio da rede estadual (capital e interior) e de escolas particulares. Os professores participantes ministram disciplinas de biologia, ciências, geografia, física, história, artes e química. Todos atuantes em sala de aula, um dos principais critérios para a participação.

Segundo Higuchi, o curso de 80 horas conta com um corpo docente formado por pesquisadores de várias áreas de conhecimento, estudantes de pós-graduação, bolsistas de pesquisa e técnicos do Inpa. O curso é realizado no âmbito do projeto INCT- Madeiras da Amazônia com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Todos os professores participantes receberão um exemplar do livro texto do curso, “A Floresta Amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental”, o qual já está na 2 ª edição revista e ampliada. O livro inclui de modo detalhado as informações sobre a floresta e suas principais interações, com o objetivo de preencher uma lacuna no que se refere à disponibilidade de material didático de conteúdo científico melhor codificado e menos árido para leitores menos especializados.

Saiba mais

A saída para a Reserva Florestal ZF-2 será no próximo sábado (11 de outubro), às 8h30, do estacionamento do Bosque da Ciência, enquanto o retorno está programado para o outro sábado (18 de outubro), com saída prevista para as 8h30.

registrado em:
Fim do conteúdo da página