Núcleo do Inpa em Santarém promove atividade de popularização da ciência
Atividades de lazer e educação ambiental com as crianças fazem parte da SNCT
O evento atendeu cerca de 90 crianças de zero a 12 anos. O objetivo foi proporcionar diversão e conhecimento sobre a diversidade biológica na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós
Da Redação da Ascom – Inpa Foto: Evaldo Azuelos (Inpa/ Nappa)
Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Nappa/ Santarém) e do Programa Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), promoveu a 5ª Festa das Crianças: educando para o ambiente.
A atividade atendeu cerca de 90 crianças de zero a 12 anos, moradoras das comunidades do Barro Branco, Bom Sossego e do entorno da Flona. A programação teve como pauta a educação ambiental associada a um dia de lazer.
O objetivo foi proporcionar diversão e conhecimento sobre a diversidade biológica da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós e também comemorar o Dia das Crianças (12 de outubro).
Para o chefe do Nappa e gerente regional do Programa LBA, o pesquisador Jorge Porto, o Inpa vem cumprindo o seu papel de apoiador e socializador de ciência, buscando alcançar as populações e usuários da Flona.
“Popularizar a ciência para as crianças com o intuito de que elas aprendam, de maneira lúdica, como a ciência está presente no seu dia a dia, pode ser a melhor maneira de ajudar na preservação do meio ambiente”, disse Porto, acrescentando que o LBA tem sido o principal catalisador dessas ações, tendo em vista a infraestrutura disponível.
De acordo com a organizadora do evento, Annelyse Rosenthal Figueiredo, egressa do Projeto Cenários, este ano o local escolhido para o evento foi o KM-67 da BR-163 (Belterra-PA), na trilha ecológica do Terra Rica, próximo à base do LBA e dentro da Flona Tapajós.
“Nos anos anteriores, o evento acontecia no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), e este ano resolvemos realizar na Flona porque estas crianças têm poucas opções de lazer e muitas vezes não conhecem a floresta ao redor”, disse Figueiredo.
O evento que aconteceu, no último dia 4 de outubro, contou com a participação de estudantes de alunos do ensino médio e fundamental, professores, pesquisadores e voluntários.
Durante as atividades, as crianças receberam informações sobre educação ambiental, realizaram passeios por uma trilha ecológica, ginástica, participaram de oficinas e brincadeiras lúdicas e educativas. Ao final, foram distribuídos lanches e brindes aos participantes.
Apoio
O evento contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Programa LBA, da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona), além de professores e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Redes Sociais