Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores e estudantes do Inpa são finalistas do Prêmio Jabuti com o livro Peixes do rio Madeira
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisadores e estudantes do Inpa são finalistas do Prêmio Jabuti com o livro Peixes do rio Madeira

  • Publicado: Quarta, 08 de Outubro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 11h38

 

A obra é resultado de quase dez anos de pesquisas e está dividido em três volumes, contendo mais de 1.000 páginas de textos e imagens sobre 736 espécies de peixes do rio Madeira

Da Redação da Ascom-Inpa

O livro “Peixes do rio Madeira”, uma produção coletiva que envolveu mais de 50 pesquisadores de instituições de pesquisas brasileiras e estrangeiras, dentre elas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), está entre os dez finalistas da primeira fase do 56º Prêmio Jabuti na área de Ciências Naturais. Jansen Zuanon, Efrem Ferreira, Lucia Rapp Py-Daniel e Geraldo Mandes dos Santos, da Coordenação de Biodiversidade (Cbio/Inpa), e diversos alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Badpi/Inpa) estão entre os autores.

A fase final do Prêmio Jabuti acontecerá no próximo dia 16 de outubro, quando serão escolhidos os três primeiros lugares de cada uma das 29 categorias do prêmio. O Prêmio Jabuti é um dos mais importantes da literatura brasileira. É uma distinção que se dá ao seu ganhador e representa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Este é o segundo livro produzido com a colaboração de pesquisadores do Inpa que concorre ao Prêmio Jabuti em 2014. O livro “Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença”, no qual os pesquisadores Jaime Aguiar e Lucia Yuyama (in memoriam) escreveram um capítulo que trata da importância da vitamina A, também está entre os dez finalistas ao prêmio, na área de Saúde.

É uma satisfação enorme ter o nosso livro entre os 10 melhores da categoria. O esforço para realizar a obra foi grande, e é muito gratificante termos conseguido produzir este livro como resultado de um estudo de impacto ambiental. As informações reunidas no livro representam um legado fundamental para o conhecimento da ictiofauna da bacia do rio Madeira”, disse o pesquisador Zuanon. 

De acordo com ele, a obra representa uma ferramenta para futuros estudos sobre os peixes do rio Madeira, servindo como registro histórico de sua ictiofauna antes da instalação dos empreendimentos hidrelétricos de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho (RO).

A publicação “Peixes do rio Madeira” é fruto de uma parceira entre a Santo Antônio Energia, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Instituto de Estudos e Pesquisas Agroambientais e Organizações Sustentáveis (Ieapagro), o Inpa e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O livro é resultado de quase dez anos de pesquisas e está dividido em três volumes, contendo mais de 1.000 páginas de textos e imagens sobre 736 espécies de peixes do rio Madeira. As informações utilizadas para a elaboração do livro foram obtidas durante os estudos ambientais referentes à construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, nas proximidades de Porto Velho, no rio Madeira. A obra está disponível na versão digital e pode ser acessada aqui.

Publicado pela Editora Dialeto Latin American Documentary, o livro foi organizado pelos pesquisadores Luiz Jardim de Queiroz, atualmente na Universidade de Genebra (UniGe); Gislene Torrente Vilara, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); William Massaharu Ohara, atualmente no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP); Tiago Henrique da Silva Pires e Jansen Zuanon, ambos do Inpa; e Carolina Rodrigues da Costa Doria, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Saiba mais

Em 2013, outros dois servidores do Inpa foram finalistas na categoria Ciências Naturais. O livro “Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais”, no qual um dos autores foi o técnico das Coleções de Invertebrados do Inpa, Thiago Mahlmann, obteve o 3º lugar. O pesquisador José Albertino Rafael foi finalista da primeira fase do prêmio, ao contribuir com a obra “Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página