Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bosque da Ciência do Inpa não abrirá neste domingo de eleições
Início do conteúdo da página
Notícias

Bosque da Ciência do Inpa não abrirá neste domingo de eleições

  • Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 11h14

 

No próximo domingo (12), porém, a entrada será gratuita para comemorar o dia das crianças e a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do instituto 

Lorena Andrade – Ascom Inpa

 

Neste domingo (5), por razão das eleições, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) ficará fechado para as visitações. Mas, no outro domingo (12 – feriado da padroeira do Brasil), para comemorar o Dia das Crianças e marcar a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto, o bosque abrirá com entrada gratuita para todo o público.

Nos demais dias, o espaço de popularização da ciência e de educação ambiental funcionará em horário normal. O Bosque da Ciência está localizado na rua Otávio Cabral, s/nº, bairro Petrópolis, em Manaus, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Na segunda-feira, é fechado para manutenção.

A entrada custa R$ 5. Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos tem entrada gratuita. Grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, também, não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.

O visitante conta com uma variedade de atrações no bosque. Uma dela é a Ilha da Tanimbuca que traz o tema conservação ambiental. Nela, o público pode encontrar uma calha e um espelho d'água com vários peixes e alguns quelônios da região, além do exemplar da árvore de 600 anos da tanimbuca (Buchenaveahuberii).

Há ainda a Casa da Ciência, que permite uma visão mais próxima e interativa das pesquisas realizadas no instituto que podem interferir no dia a dia das pessoas; os viveiros de ariranhas, tanque de peixes-bois, lagos de jacarés, tartarugas, condomínio de abelhas, casa da madeira e um pequeno lago artificial, onde vivem os poraquês e plantas aquáticas estudados no Inpa.

Também é possível conhecer uma variedade espécies de árvores e animais livres que estão no bosque, como macacos, preguiças, cutias e pássaros.  

SNCT

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa acontecerá de 12 a 19 de outubro. No domingo (12), a cerimônia de abertura, às 9h, no auditório do Bosque da Ciência, contará com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz.

Na oportunidade, serão lançadas duas tecnologias, licenciadas para exploração comercial por empresas regionais. Uma é o “equipamento portátil de purificação de água” (Água box) e a outra é a “farinha integral de pupunha”, licenciadas, respectivamente, para as empresas Qluz Eco Energia e Néctar Frutos da Amazônia.

O objetivo da Semana é mobilizar a população em torno de temas e atividades C&T como oficinas, palestras e exposições. E uma das novidades deste ano é a realização de uma feira de produtos orgânicos, no dia 14 (terça-feira). Todas as atividades são gratuitas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página