Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais visitam o Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais visitam o Inpa

  • Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 11h02

 

A proposta é dar oportunidade aos alunos-oficiais que não serviram na Amazônia de conhecer a região e as instituições que pesquisam esse bioma

Por Luciete pedrosa (texto) – Ascom – Inpa

Como parte das atividades da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao), com sede no Rio de Janeiro, alunos-oficiais brasileiros e estrangeiros de Nações Amigas realizaram, na última quinta-feira (2), uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O objetivo foi obter informações sobre a região, especialmente sobre a fauna e flora da Amazônia.

Os alunos-oficiais dos Exércitos da Venezuela, Equador, Argentina, Paraguai e Angola, além do Brasil, do curso de Intendência e de material bélico, foram recebidos pelo coordenador de Extensão do Inpa, o pesquisador Carlos Bueno, que fez uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. “O Inpa pelo nome e conhecimento que possui tem muita informação a ser repassada como contribuição à formação desses oficiais”, disse o pesquisador.

Para Bueno, essa atividade desenvolvida pela Esao é importante para que os oficiais brasileiros e estrangeiros conheçam o potencial do Amazonas. “E também saberem o que o Inpa é protagonista de resultados científicos, além de ser uma instituição conhecedora da Amazônia com projetos para desenvolver a região preservando-a”, ressaltou.

De acordo com o capitão Souza Coelho, um dos instrutores da Esao, anualmente é realizado o aperfeiçoamento de oficiais brasileiros e estrangeiros das Nações Amigas, quando são desenvolvidas diversas atividades em várias cidades brasileiras para aqueles oficias que não tiveram a oportunidade de conhecer determinada região.

“Estamos na Amazônia para dar esta oportunidade ao pessoal que não serviu aqui e conhecer as particularidades da região, a fauna e a flora. E nada mais apropriado do que vir até o Inpa para receber estas informações”, disse o capitão.

O Inpa foi a única instituição pública civil, em Manaus, a ser visitada pelos alunos-oficiais. Eles chegaram a Manaus na última terça-feira (30 de setembro) e embarcam de volta ao Rio de Janeiro neste sábado (04).

A Esao é um estabelecimento de ensino militar superior de aperfeiçoamento de oficias das linhas de ensino militar bélico e de saúde. Tem por objetivo aperfeiçoar capitães do Exército Brasileiro, habilitando-os a comandar e integrar o Estado-Maior de organizações militares do Exército.

registrado em:
Fim do conteúdo da página