Inpa promove palestra “Baratas - diversidade e diversão”
Um dos maiores especialistas de baratas silvestres do mundo, o pesquisador Esteban Gutierrez, está em Manaus atuando na identificação desses insetos depositados na Coleção do Instituto
Da Redação da Ascom – Inpa
Nesta sexta-feira (26), o pesquisador do Museo Nacional de História Natural de Cuba, Dr Esteban Gutierrez, vai ministrar a palestra “Baratas – diversidade e diversão”, às 16h, no auditório da Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), campus II. A entrada é gratuita.
Gutierrez é um dos maiores especialistas em baratas do mundo. Ele está há quase um mês em Manaus como pesquisador visitante, por meio do projeto “Melhoria do nível de resolução taxonômica da coleção de invertebrados do Inpa”, coordenado pelo pesquisador Márcio Oliveira, curador da Coleção de Invertebrados da Instituição. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
De acordo com Oliveira, as baratas silvestres ─ ao contrário de suas parentes que causam repulsa na maioria dos seres humanos por viverem em ambientes sujos ─ são limpas e cumprem um papel importante na natureza, que é o de recicladoras de matéria orgânica. Esses insetos atuam principalmente na decomposição de folhas e frutos caídos no solo da floresta, não transmitem doença e nem exalam mau cheiro.
“Convidamos o Doutor Esteban para identificar as baratas da coleção do Inpa. O pesquisador está fascinado com a grande diversidade de espécies que estão depositadas aqui, muitas delas ainda desconhecidas da Ciência”, contou Oliveira.
Redes Sociais