Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Chefes de cozinha renomados na culinária mundial visitam o Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Chefes de cozinha renomados na culinária mundial visitam o Inpa

  • Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 10h36

 

Entre a comitiva holandesa que visitou o instituto estavam chefes de cozinha renomados com estrelas pelo Guia Michelin da França

Texto: Fernanda Farias/ Ascom Inpa

A culinária Amazônica, com seus diversos temperos exóticos, é bastante apreciada pela gastronomia mundial. Não seria diferente na Holanda, onde um grupo de chefes de cozinha e consultores de alimentos se reuniu para visitar a Amazônia e no roteiro estava o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

No grupo holandês estavam os chefes reconhecidos pelo Guia Michelin da França, Mochik Roth, Erik Van Loo, e Gerrit Greveling, onde apreciaram várias especiarias amazônicas nas feiras da cidade. “Achei impressionante a variedade de bananas que existe aqui, assim como os peixes também. Gostei também de perceber que os alimentos das feiras são bem frescos”, comentou Gerrit Greveling.

Segundo a guia do grupo holandês, Fernanda Cunha, da Central Pirarucu, que fica em São Paulo, empresa especializada em roteiro gastronômico na Amazônia, a ideia da visita na região é vivenciar como as comunidades amazônicas se alimentam, quais ingredientes utilizam no seu cotidiano, e ainda observar os costumes dos povos indígenas.

“A ideia de vir ao Inpa é para que eles possam ter noção de como é uma floresta nativa, entender como funciona a dinâmica da floresta. O Inpa tem um bosque super acessível, pois fica na área urbana de Manaus, e aqui fomos muito bem orientados por especialista de renome da pesquisa cientifica”, disse Cunha.

Segundo o Coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, os chefes de cozinha se mostraram muito entusiasmados com o conhecimento que instituto tem sobre segurança alimentar e também na produção de medicamentos e cosméticos. “Com essa visita eles puderam ter uma noção maior do grande potencial que nossas hortaliças, frutos e sementes têm na gastronomia internacional”, comentou Bueno.

Antes da visita ao Bosque da Ciência o grupo passou pela feira da Panair, feira da banana, Manaus moderna, e Adolpho Lisboa. Após a passagem no Inpa o grupo seguiu para a Escola Agrotécnica Federal de Manaus, para visitar o herbário. Amanhã o roteiro segue para o lago Janauari onde pernoitarão numa comunidade próxima. E no sábado terão um encontro com os índios da etnia Dessana, para observar a dieta indígena.

registrado em:
Fim do conteúdo da página