Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Paisagens, flora e fauna Amazônica viram exposição no Paiol da Cultura do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Paisagens, flora e fauna Amazônica viram exposição no Paiol da Cultura do Inpa

  • Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 10h06

 

 

Camila Leonel

Exposição reúne 35 quadros com dezenas de fotografias tiradas durante excursões

Fotografias que mostram as belezas da Floresta Amazônica estarão expostas no Paiol da Cultura. O objetivo de Afonso Rabelo é compartilhar fotos tiradas durante as excursões de coleta de frutos pelo interior do Amazonas

Por Camila Leonel (texto e foto)- Ascom Inpa

Nesta quinta-feira (4), às 14h30, será aberta ao público a exposição fotográfica “Amazônia: Paisagens, Flora e Fauna”, que reunirá 35 quadros com dezenas de fotografias do Engenheiro Florestal e técnico especializado em palmeiras e frutos amazônicos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Afonso Rabelo. A exposição ficará em cartaz por 30 dias, no Paiol da Cultura, que fica no Bosque da Ciência, nas dependências do Instituto, em Manaus.

Entre as imagens registradas por Rabelo estão fotografias de aves, frutos nativos e exóticos da Amazônia, de borboletas, plantas e paisagens da região. As fotos foram tiradas entre os anos de 2009 e 2014, durante excursões de campo que tinham por objetivo coletar frutos e determinar a fenologia, que é o ramo da ecologia que estuda a floração, frutificação, troca de folhas, entre outros.

De acordo com Rabelo, que é natural de Canutama (a 619 quilômetros a sudoeste de Manaus) durante as expedições ele se deparava com animais e paisagens interessantes, e começou a tirar fotos desses elementos e de plantas da Amazônica até que a fotografia virou seu hobby. Uma das vezes, conta o técnico, estava catalogando as fruteiras da região na época da cheia no rio Purus e ao se deparar com belas paisagens, aproveitou para registrar as belezas da região.

“Quando vimos, já tínhamos um banco considerável de fotos de animais, paisagens, insetos, aves e aí veio a ideia de compartilhar, de fazer a exposição, porque não adianta ter essas fotos lindas no computador, no HD e só eu ter acesso”, destacou Rabelo, que tem em seu acervo cerca de 200 mil fotos.

As fotografias têm dimensões variadas e estão inseridas em quadros de 75x55 centímetros a 85x60 cm. Variadas também são as espécies retratadas nas imagens. São borboletas, cutias, cobras, casas de cupim, macacos, paisagens, imagens de abelhas polinizando flores e quadros contendo imagens de frutas nativas e exóticas encontradas na Amazônia.

Entre os animais, o técnico destacou que as fotos das aves foram as mais difíceis de capturar. “O Japiim, por exemplo, é bem arisco”, contou o Rabelo, que faz parte da Coordenação Biodiversidade (Cbio/Inpa).

Autor do livro “Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus”, Rabelo espera que o seu trabalho sirva como sensibilização e chame a atenção da comunidade para conservar as belezas da Floresta Amazônica.

“Esperamos que a exposição sirva como conscientização para a educação ambiental, socialização do conhecimento científico e sensibilizar a sociedade para preservar a biodiversidade amazônica, que é retratada nas imagens”, revelou o técnico.

A exposição ficará em cartaz no Paiol de terça à sexta de 9h às 12h e das 14h às 16h até o dia 3 de outubro. A entrada da exposição é gratuita. O Bosque da Ciência fica na Rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. O valor do ingresso é R$ 5. Crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos não pagam. Visitas de grupos escolares, religiosos e comunidades agendadas têm entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3192/3312 /3293.

Abertura

Na abertura, Afonso Rabelo irá oferecer um coquetel regional para quem for prestigiar a exposição. No cardápio constam bolos da bacaba, do buriti e cupuaçu; pudim do buriti; mousses da bacaba, do buriti e murici-amarelo; sucos de camu-camu, jenipapo e murici-amarelo; vinhos da bacaba e buriti, além do licor caseiro do buriti.

registrado em:
Fim do conteúdo da página