Inpa e Prefeitura de Presidente Figueiredo inauguram Oficina Escola de Ukulelê
Projeto visa capacitar jovens de escolas públicas na arte de construir o instrumento musical e conscientizar os estudantes quanto ao valor da floresta
Por Fernanda Farias /Ascom Inpa
O projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em parceria com oINCT-Madeiras da Amazônia, “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”, que utiliza madeira caída para a confecção de instrumentos musicais, tem colhido bons frutos. O instituto juntamente com a Prefeitura de Presidente Figueiredo inaugurou na última semana uma Oficina Escola de Ukulelê no município (a 109 quilômetros de Manaus).
Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora do Inpa, Claudete Catanhede, a ideia de levar o projeto partiu do vereador de Presidente Figueiredo, que viu o desempenho dos alunos de Manacapuru no Teatro Amazonas e logo percebeu que não se tratava apenas de um projeto ambiental, mas também de um projeto social e cultural, que ajuda na formação do caráter do aluno.
“A expectativa é que esses alunos que serão contemplados obtenham o mesmo êxito que os alunos de Manacapuru”, disse em tom descontraído a coordenadora do projeto.
Tocando música popular brasileira, como “Ainda Bem” de Marisa Monte, a Camerata de Ukulelê, composta pelos alunos selecionados das escolas municipais de Manacapuru, cantaram e encantaram o auditório com a performance com o instrumento ukulele, confeccionado por eles mesmos.
Participaram da cerimônia representando o Inpa, o chefe de gabinete, Sérgio Guimarães; representando a Fapeam, Tatiana Lima da Silva; o coordenador do INCT-Madeiras da Amazônia, Niro Higuchi, e autoridades do município da Terra das Cachoeiras.
Camerata de Manacapuru
De acordo com Catanhede, a Camerata de Manacapuru ainda não dispõe de um espaço efetivo para confeccionar seus instrumentos e ensaiar as músicas para as apresentações, igual ao de Presidente Figueiredo. Após esta iniciativa da prefeitura da cidade, os alunos de Manacapuru esperam que a prefeitura da Manacapuru se sensibilize e dê auxílio na estrutura.
A Camerata de Ukulelê tocou ano passado no Teatro Amazonas, em apresentação emocionante para mais de 700 pessoas a convite do Maestro Davi Nunes. De acordo com Catanhede, os estudantes foram convidadas para participar de um evento musical internacional na Itália, em julho de 2015.
O aluno Pablo Alves, 18, da Escola Estadual José Mota de Manacapuru, foi um dos contemplados a participar do projeto por seu bom desempenho escolar. “Minha cabeça mudou completamente depois que entrei para o projeto. Hoje tenho consciência que tenho o dever de preservar o local que eu vivo, porque não precisamos cortar árvores para confeccionar o Ukulelê, eles são feitos de madeira caída, e também de resíduos que podem e devem ser reutilizados de serrarias”.
O projeto foi iniciado em 2011 com o Pibic-Jr “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia”, confira mais sobre o programa aqui.
Redes Sociais