Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero abre inscrições para submissão de projetos
O prêmio é destinado a estudantes e instituições que se destacam na produção de textos e elaboração de projetos que discutam a igualdade de gênero e o combate à discriminação
Por Camila Leonel- Ascom Inpa
Estão abertas as inscrições para o 10° prêmio Construindo a Igualdade de Gênero que tem por objetivo fortalecer a reflexão crítica a respeito das desigualdades que existem entre homens e mulheres. Os candidatos podem enviar seus projetos, artigos científicos e redações até o dia 28 de novembro, no site do Prêmio.
O objetivo do Prêmio é estimular a reflexão crítica do assunto e levantar questões para discussão a respeito das diferenças entre homens e mulheres, do feminismo e das variadas manifestações de discriminação de raça e orientação sexual. Além disso, o prêmio reconhece projetos pedagógicos e ações inovadoras nesta temática, propostas por escolas de nível médio públicas ou privadas.
Os vencedores do prêmio serão conhecidos em maio de 2015. Além de prêmios em dinheiro, os vencedores também receberão laptops, computadores, assinaturas de revistas acadêmicas, oferecidos pelos promotores do prêmio e bolsas de Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, no valor global de R$334 mil.
Os candidatos podem se inscrever nas seguintes categorias: mestra (e) e estudante de Doutorado; Graduada (o), Especialista e estudante de Mestrado; Estudante de graduação; Estudante do Ensino Médio e Escola Promotora de Igualdade de gênero.
Instituído em 2005, o Prêmio Construindo a Igualdade de gênero é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres (SPM) em parceria com o Ministério da Educação (Mec), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ONU Mulheres. A partir da 5ª edição (2009), com a inclusão da Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero, passou a atribuir premiação a projetos pedagógicos e ações inovadoras nesta temática.
Redes Sociais