Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Oficiais do Exército das Nações Amigas participam no Inpa de curso da Eceme para operações militares
Início do conteúdo da página
Notícias

Oficiais do Exército das Nações Amigas participam no Inpa de curso da Eceme para operações militares

  • Publicado: Segunda, 18 de Agosto de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2015, 09h14

 

O curso mostrou aos alunos-oficiais de 12 países que na Amazônia existem instituições que conhecem a região com subsídios e informações de como protegê-la

Por Luciete Pedrosa

Como parte da programação do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais das Nações Amigas (CCEM/ONA), 12 alunos-oficiais estrangeiros estiveram, nesta terça-feira (19), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), participando do “Exercício no Terreno da Amazônia”.O objetivo foi receber informações para o planejamento de operações militares para a defesa da Amazônia.

O curso, que é organizado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), sediada no Rio de Janeiro, está capacitando alunos-oficias superiores dos exércitos da Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Equador, Angola, Espanha, Venezuela, Chile e Paquistão. Os militares estão em Manaus desde o último dia 13 realizando diversas atividades e permanecerão até nesta quarta-feira (20).

De acordo com o pesquisador do Inpa e coordenador de Extensão, Carlos Bueno, o curso teve a intenção de mostrar aos alunos que o Inpa é uma instituição de ponta, trabalha com alta tecnologia e é estratégica na preservação da Amazônia baseada no conhecimento. “Estes oficiais de alto escalão quando retornarem para seus países irão fazer políticas de segurança levando em consideração tudo o que estão aprendendo no Brasil”, explicou.

O pesquisador mostrou aos alunos-oficiais que na Amazônia existem instituições que conhecem a região com subsídios e informações de como protegê-la, mostrando a preocupação e os programas do Governo Federal. “O Inpa é um modelo protagonista, por exemplo, em mudanças climáticas e Dinâmica de Carbono. Temos gerado conhecimentos que servem não só para a Amazônia, mas também para o mundo. E eles vão levar informações da liderança e do protagonismo do Inpa com a região Amazônica”, destaca.

De acordo com o Tenente-Coronel Anacleto, um dos instrutores do curso, esta parceria entre o Inpa e o Exército Brasileiro é importante para agregar valores e conhecimentos repassados aos alunos. “O Inpa é uma instituição que desenvolve pesquisas a respeito da fauna da flora da Amazônia. Isto é importante para criar uma consciência nos alunos sobre a importância da preservação da floresta, além do que este alunos, também, levarão estas mensagens para seus países, mostrando que o Brasil tem condições de cuidar de seus recursos naturais e da Amazônia”, disse.

Para o Major Barreiro, aluno-oficial do Exército do Paraguai, a visita ao Inpa superou as expectativas que tinha em conhecer a Amazônia. “Achei tudo muito interessante, porque aqui no Inpa tivemos a oportunidade de ver um pouco da biodiversidade que a Amazônia possui concentrada num só ambiente”, disse.

O Major Diaz, aluno-oficial do Exército dos Estados Unidos, e que pela primeira vez vem ao Amazonas, conta que foram muitas as informações recebidas sobre a Amazônia. “Vi muitas plantas e frutas que nunca tinha visto. Acho importante implantar nas pessoas essa consciência da importância de se preservar este patrimônio da humanidade”, disse.

O Tenente-Coronel Isberg, explica que o Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais das Nações Amigas, ministrado na Eceme, tem duração de aproximadamente um ano e equivale a um curso em nível de doutorado onde os alunos-oficiais aprendem a doutrina militar e saem com o diploma de doutores em Ciências Militares. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página