Diretoria do Inpa se reúne com membros da OTCA visando futuras parcerias
Visando uma futura parceria com outros países, que compõe a Pan-Amazônia, o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, se reuniu ontem com membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
Por Camila Leonel/Ascom Inpa
Conhecido por ser referência em pesquisas sobre a Amazônia no Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) busca ampliar a contribuição no campo do conhecimento. Na tarde da última quarta-feira (13), o diretor do Inpa Luiz Renato de França e o chefe de gabinete, Sérgio Guimarães se reuniram com membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para conversar sobre futuras parcerias entre as duas instituições.
Além dos membros do Inpa, participaram da reunião o Secretário Geral da OTCA, Robby D. Ramlakhan; o Diretor de Departamento da América do Sul, embaixador Clemente Baena Soares ; e o Diretor administrativo da OTCA, Carlos Aragon.
Segundo a comissão do Inpa, o instituto ainda não possui nenhum acordo formal com países da Amazônia, mas existe a intenção de firmar um acordo com a OTCA, que é uma instituição que realiza estudos e executa projetos-pilotos sobre as potencialidades econômicas geradoras de renda e oportunidade para a região amazônica, proporcionando a efetiva cooperação e integração dos países que estão inseridos na região.
Durante a reunião, foi frisado a relevância das pesquisas do Inpa e das vantagens que a integração entre pesquisadores da região amazônica internacional devem trazer. Além disso, foi citada de que forma a implantação de institutos de pesquisa, nos moldes do Inpa, em outros países da Amazônia, poderiam ser benéficos, não apenas à ciência, mas também para a população dessa região.
Para o diretor do Inpa, a OTCA é uma instituição diretamente ligada aos interesses da Amazônia, em termos de pesquisa e também de tecnologias sociais, por isso o Instituto, por ser referência em pesquisas na região, acaba sendo um parceiro natural para a OTCA.
“A parceria que eles querem fazer com o Inpa servirá para sedimentar o OTCA, que existe há mais ou menos 10 anos, e eles estão numa fase que querem sair da filosofia pra ações e nessas ações, uma pareceria com o Inpa representa mais desenvolvimento entre os países que compõem a Amazônia internacional”, disse França.
Já o Secretário Geral da OTCA, embaixador Robby D. Ramlakhan, disse que é fundamental que as instituições de pesquisas consigam se unir de alguma forma. “Devemos colocar a disposição o acesso de livros e documentos de pesquisa para o público em geral, então é fundamental que o Inpa trabalhe com a OTCA e também em conjunto com outras instituições para que continuem a cooperar pra gerar mais conhecimento científico sobre a Amazônia”, disse o embaixador.
Redes Sociais