Encontro da Rede Amazônica de Educação Ambiental acontece no Inpa
Encontro da Rede Amazônica de Educação Ambiental acontece no Inpa
A reunião servirá para acertar questões a respeito da rede que milita pela educação ambiental
Por Camila Leonel – Ascom Inpa
Na próxima quarta-feira (6), será realizado o Encontro Presencial da Rede Amazônica de Educação Ambiental (Ramea), que reunirá membros e pessoas militantes da causa ambiental para discutir assuntos importantes à área. O Encontro ocorrerá, às 14h30, no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus.
De acordo com uma das secretárias executivas da Ramea, a tecnologista sênior do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa, Genoveva Azevedo, a Rede Amazônica de Educação Ambiental foi fundada em 2005 em um dos Fóruns Brasileiros de Educação Ambiental, de abrangência internacional da Amazônia. Essa rede reúne pessoas que pesquisam, vivenciam e militam na causa ambiental para discutir ações que ampliem o entendimento e as práticas de cuidado do meio ambiente.
A Ramea não é um órgão institucional, mas reúne representantes de diversas instituições públicas, privadas e de organizações não-governamentais (Ongs). A maioria das discussões e “encontros” acontece mediada pela tecnologia, como, por exemplo, via fórum de discussão na internet.
Durante o encontro desta quarta-feira será proposta uma redefinição da identidade (abrangência) da Rede, a composição da secretaria executiva, novas estratégias de comunicação e interação virtuais e de uma possível agenda de trabalho que será socializada e discutida no Encontro das Redes de Educação Ambiental da Amazônia, que ocorrerá em setembro. Desse encontro sairão às demandas que serão levadas ao VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que acontecerá de 3 a 6 de dezembro, em Belém (PA).
Conforme Genoveva Azevedo, as redes são pontos que se conectam independente do local onde as pessoas estão e esses pontos formam uma “malha” de discussões sobre a educação ambiental. “Os encontros presenciais são importantes no fortalecimento das redes, na comunicação e nas trocas de novas ideias, projetos e ações”, contou.
Qualquer pessoa interessada no tema pode participar do Encontro, independentemente de sua área de formação, nível de militância ou experiência na área.
Redes Sociais