Inpa leva ciência às ruas de Manaquiri no Show das Águas 2014
Atividades de conscientização ambiental e econômica também foram realizadas. O evento da Fundação Rede Amazônica é levado aos municípios do Amazonas há 14 anos
Por Clarissa Bacellar - Colaboradora Ascom Inpa
Manaquiri, no interior do Amazonas, foi a cidade escolhida para receber a edição de 2014 do Show das Águas e Meio Ambiente. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) é um dos parceiros do projeto da Fundação Rede Amazônica e realizou oficinas, palestras e o Fórum Científico. O Inpa encerrou as atividades na noite do último sábado (2).
No município distante a 60 quilômetros de Manaus, o Inpa fez exposições sobre insetos aquáticos, aracnídeos, produtos criados de forma sustentável e o risco de extinção do boto vermelho. A atração científica mais visitada, no entanto, foi o planetário. Uma fila que não diminuía se formou para acompanhar a história do universo.
“Trazer o planetário, que é um material caro e colocar em um ambiente como esse, numa praça pública, a gente corre vários riscos. Mas são desafios e o mais importante é ver a população dando a resposta: essa interação do Inpa com as pessoas de Manaquiri, principalmente as crianças", afirmou o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato.
Fórum Científico
Uma das atividades mais aguardadas do Show das Águas é o Fórum Científico. De acordo com o coordenador de extensão do Inpa e membro do Comitê das Águas, Carlos Bueno, o objetivo do Fórum é colaborar para o desenvolvimento das cidades amazonenses. “É um dos trabalhos que a gente desenvolve olhando o perfil do município e observando quais são os materiais, os temas que podemos discutir”, explicou.
Antes de cada edição, pesquisadores visitam a cidade para elaborar um roteiro que favoreça os moradores. De acordo com o botânico no Inpa, Juan Revilla, que desenvolve projetos em Manaquiri, um dos pólos promissores é a exploração de plantas com benefícios medicinais. O pesquisador ministrou a palestra ‘Potencial de Produção de Óleos Medicinais e Cosméticos de Manaquiri’. “Pesquisa já tem muito. O que não tem é essa transformação de inovação, de conhecimento para a produção de matéria-prima para gerar novos negócios”, destacou.
O evento contou ainda com a participação das Forças Armadas Brasileiras, cujos representantes explicaram suas funções e papéis que desenvolvem junto às comunidades do Estado.
Economia
Pesca e agricultura são as principais potências econômicas do município. O Inpa aproveitou a vocação de Manaquiri para apresentar aos comunitários pesquisas relacionadas a essas atividades, além das palestras do Fórum Científico.
Conhecido nacionalmente, o Água Box foi apresentado aos manaquirenses como uma forma de melhorar o desempenho hídrico da região. De acordo com o engenheiro agrônomo e técnico no Inpa Gário Carvalho, o produto é barato, levando-se em consideração os benefícios, como levar água potável para diversas famílias sem prejudicar o meio ambiente.
As oficinas de gastronomia foram outro destaque. Exploraram os principais alimentos consumidos por aquela população: o jaraqui e a batata doce. Cerca de 30 comunitários aprenderam técnicas de preparo do pescado e produziram pratos inovadores como o cupcake salgado e a lasanha de jaraqui e ainda o brigadeiro de batata doce.
“É uma forma até deles ganharem dinheiro”, justificou o mestre em ciência dos alimentos no Inpa Jeronilson de Almeida. O pesquisador também trabalhou com a segurança alimentar. O resultado pode ser apreciado por autoridades da cidade em uma degustação no último dia do Show das Águas.
Show das Águas
O Show das Águas e Meio Ambiente tem a proposta de mobilizar a sociedade para iniciativas de valorização dos recursos naturais da Amazônia. O evento leva palestras, oficinas de educação ambiental, atividades esportivas, cursos, caminhada de sensibilização, shows culturais, atendimentos médicos, entre outras ações, anualmente aos municípios do interior do Amazonas.
Redes Sociais