Estande do Inpa é um dos mais visitados na SBPC Extrativista
Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke e Fruteiras da Amazônia: potencial nutricional foram algumas das 60 obras que o Inpa expôs na SBPC
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Rio Branco (AC)
Montado numa área de 300 metros quadrados, juntamente com outros expositores, o estande do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) foi um dos mais visitados na SBPC Extrativista expondo 60 títulos publicados pela Editora Inpa. A SBPC Extrativista, que aconteceu no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, foi uma das novidades da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deste ano, que se encerra neste domingo (28).
De acordo com a responsável pela Editora Inpa, a técnica Shirlei Cavalcante, este ano o Inpa apresentou 23 livros lançados em 2013-2014. A apresentação das obras ocorreu na última sexta-feira (25) dentro da programação da ExpoT&C, pelo diretor do instituto, o pesquisador Luiz Renato de França. Durante a realização do evento, foram sorteados alguns exemplares aos participantes.
Marta Dourado, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), em Brasília, e uma das participantes da SBPC, visitou o estande do Inpa e achou interessante os títulos que o instituto expôs. “O meu interesse é por desmatamento florestal em áreas indígenas e vim conhecer as obras que o Inpa está expondo”, comentou.
Dentre as obras recém-lançadas pelo Inpa estão: Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke; Fruteiras da Amazônia: potencial nutricional; Bichos de Casco; Aves do Pantanal; Vamos conhecer os insetos aquáticos?; Introdução a criação de abelhas nativas sem ferrão; e os Tomos V e VI do Grupo de Estudo Estratégicos Amazônicos.
No total, 15 pesquisadores do Inpa participaram da 66ª Reunião Anual da SBPC debatendo temas de diversas áreas do conhecimento em palestras, mesas-redondas, conferências e minicurso.
Redes Sociais