Pesquisador do Inpa debate os desafios para consolidação da Agricultura na Amazônia
Para o pesquisador, conseguir produzir alimentos e desenvolver a agricultura sem interferir nos recursos naturais é o maior desafio a ser superado
Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa
Como parte da programação de sessão de mesas-redondas da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rogério Eiji Hanada, realizou palestra para os alunos de Agronomia da Universidade Federal do Acre (Ufac) “Os desafios para consolidação da agricultura na Amazônia”.
Durante a palestra, que aconteceu neste sábado (26), o pesquisador Rogério Hanada, que é coordenador do curso de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido e pesquisador do Laboratório de Fitopatologia do Inpa, falou dentre outras coisas, que os desafios para consolidar a agricultura na Amazônia são muitos. “O maior desafio a ser superado é conseguir produzir alimentos e desenvolver a agricultura sem interferir nos recursos naturais”, diz.
Rogério Hanada comenta que em outros ecossistemas, onde a agricultura foi desenvolvida, tanto no Brasil, como em outras partes do mundo, desenvolveram-na sem se preocupar com os recursos naturais. “Então, temos esse grande desafio e que precisa ser sanado”, comenta.
Ao ser indagado sobre o que pode ser feito para ultrapassar esse desafio, o pesquisador revela que, dentro de um sistema de produção agrícola, o que está se tentando implementar, na região amazônica, é a agricultura familiar. Ele explica que trabalhos nesse sentido estão sendo implementados pelos grupos de pesquisadores do Inpa, em diversas comunidades, no interior do Amazonas, como na região de Manacapuru.
O pesquisador Rogério Hanada, falou sobre as doenças que atingem algumas plantas e os estudos que o Inpa desenvolve para combater essas enfermidades, como o mal da Sigatoka negra, considerada a doença mais destrutiva da cultura da bananeira causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis.
Redes Sociais