Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe visita de gestores do MCTI e do MDIC
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe visita de gestores do MCTI e do MDIC

  • Publicado: Quinta, 24 de Julho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 10h29

 

Secretário Executivo do MCTI, João Alberto De Negri; Subscretário da SCUP/ MCTI, Andre Rauen; chefe de Gabinete da Sexec/MCTI, Vitor Monteiro e Secretário de Inovação do Mdic, Nelson Fujimoto, conhecem o Inpa e destacam a importância do Instituto no desenvolvimento do país

 

Por Cimone Barros  – Ascom Inpa

“O Inpa é um Instituto que está na ponta daquilo que o Brasil precisa para a gente desenvolver cada vez mais em áreas que são grandes oportunidades científicas e tecnológicas”. A afirmação é do Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), João Alberto De Negri, em visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. Ele e a equipe foram recebidos pelo Diretor Substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula e o chefe de Gabinete, Sérgio Guimarães.

Para De Negri, o Inpa é uma das “peças-chave” no Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento, lançado recentemente pelo Governo Federal, cujo objetivo é elevar os parâmetros qualitativos e quantitativos de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), criando infraestrutura de C,T&I com capacidade de gerar novos produtos, processos e serviços técnicos especializados para o desenvolvimento do país.

“A gente tem de encontrar quais são os melhores caminhos e as melhores oportunidades para se estabelecer um bom diálogo entre o Inpa, as empresas, as universidades e os institutos para que trabalhem juntas no desenvolvimento do país”, destaca De Negri.

Além do secretário Executivo do MCTI, também participaram da visita na última quinta-feira (24) o subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisas (SCUP/ MCTI), André Rauen; o chefe de gabinete da SEXEC, Vitor Monteiro; e o Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto.

Na oportunidade, o Diretor Substituto Estevão Monteiro de Paula fez uma apresentação geral do Instituto e os acompanhou em visita pelas instalações físicas Inpa. Eles conheceram e conversaram com responsáveis pela Coordenação de Tecnologia da Informação, Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (LTQPN), Projeto Peixe-boi, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Madeiras da Amazônia, INCT Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta) e o Biotério Central.

Monteiro de Paula procurou dar uma dimensão do que é Inpa não só do ponto de vista de pesquisas e capacitação de recursos humanos, mas também de estrutura física, que possui uma área de 53 mil hectares, maior que muitos municípios.

“A nossa discussão foi muito ligada ao custo de manutenção, considerando que fizemos um investimento pesado na infraestrutura predial e de equipamentos, e a limitação de pessoal, além das possibilidades de ampliarmos a oferta de serviços científicos e tecnológicos”, comenta o Diretor Substituto.

Em levantamento divulgado neste ano pela Universidade de Leiden, na Holanda, o Inpa ocupa a 7ª colocação no ranking que determinou as melhores instituições brasileiras em produção científica, refletindo o planejamento institucional que está proporcionando um novo momento ao Instituto.

Para o Subsecretário da Scup, o Inpa tem uma “interação interessante” com outras unidades de pesquisas do MCTI e aponta para outras possibilidades. “A gente pode expandir a capacidade de cooperação, por exemplo, usando a infraestrutura disponível em outras unidades para completar as pesquisas que fazem aqui”, destaca Rauen.

registrado em:
Fim do conteúdo da página