Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SBPC - Curso de Pós-Graduação do Inpa é tema de palestra na ExpoT&C
Início do conteúdo da página
Notícias

SBPC - Curso de Pós-Graduação do Inpa é tema de palestra na ExpoT&C

  • Publicado: Quinta, 24 de Julho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 10h28

 

O Inpa está negociando com o Instituto Federal do Acre (Ifac) a realização do Mestrado Profissional para formar gestores de áreas protegidas na Amazônia

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Com o objetivo de divulgar os Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a coordenadora de Capacitação, Beatriz Ronchi Teles, realizou palestra durante a programação da ExpoT&C, que acontece na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A reunião deste ano acontece no Campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A coordenadora explica que o principal objetivo da Pós-Graduação do Inpa é enriquecer a formação científica de profissionais nas áreas de conhecimento principalmente para o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas amazônicos e o manejo sustentável dos recursos naturais da região amazônica.

Durante a palestra, Beatriz Teles comentou que o Inpa está negociando com o Instituto Federal do Acre (Ifac) a realização do curso de Mestrado Profissional para formar gestores de áreas protegidas na Amazônia. Segundo ela, este curso visa atender a crescente demanda por recursos humanos qualificados para atuar nos processos e gestão de espaços protegidos da Amazônia.

A coordenadora explicou que candidatos de várias partes Brasil podem concorrem às vagas oferecidas pelo Inpa para oito cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado, cujas inscrições para a turma de 2015 encontram-se abertas e prosseguem até 30 de setembro. Nessas vagas, porém, não há oportunidades para o Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas (MPGAP), que faz seleção a parte. Em relação aos programas em nível de Doutorado, a seleção acontece em fluxo contínuo durante o ano todo.

“Atualmente, o Inpa tem cerca de 500 alunos matriculados nos diversos cursos de Pós-Graduação e o curso que tem mais estudantes inscritos é o de Ecologia e o único que recebeu Nota 6 (conceito máximo é 7) na última avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes)”, diz Teles.

O Inpa possui nove Programas de Pós-Graduação: Agricultura no Trópico Úmido (Mestrado); Ciências de Florestas Tropicais (Mestrado e Doutorado); Clima e Ambiente (Mestrado e Doutorado); Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Mestrado e Doutorado); Botânica (Mestrado e Doutorado); Ecologia (Mestrado e Doutorado); Entomologia (Mestrado e Doutorado); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (Mestrado e Doutorado) e Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (Mestrado Profissionalizante).

Um dos participantes da palestra, o doutorando em Agronomia da Ufac, Erlailson Costa dos Santos,manifestou interesse em cursar algumas disciplinas na sua área de formação no Inpa. Para ele, o Inpa é uma instituição reconhecida em nível de pesquisa e de referência no mundo todo. “Realizar um curso no Inpa irá agregar valor muito alto, tanto em nível de conhecimento, quanto para o currículo na minha vida profissional”, disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página