Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Circuito da Ciência tem edição especial nesta sexta-feira em comemoração aos 60 anos do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Circuito da Ciência tem edição especial nesta sexta-feira em comemoração aos 60 anos do Inpa

  • Publicado: Quarta, 23 de Julho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 10h25

 

Cerca de 300 estudantes de quatro escolas terão oportunidade de aprender, brincar e ter contato com pesquisas que o Inpa realiza. No mesmo dia entra em cartaz a exposição “Ilustrações da Flora e Fauna” do artista plástico Haroldo Ayres, ex-servidor do Instituto

Por Camila Leonel - Ascom Inpa

O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) será palco nesta sexta-feira (25) do projeto Circuito da Ciência edição especial em comemoração aos 60 anos de implantação do Instituto. Esta é 5ª edição do ano do projeto de divulgação científica e educação ambiental.

Na ocasião, será aberta ao público a exposição “Ilustrações da Flora e Fauna” do artista plástico Haroldo Ayres, 62, ex-servidor do Instituto e especialista em ilustrações científicas, no Paiol da Cultura do Inpa, até o dia 29 de agosto. São cerca de 200 pranchas de papelão reutilizado com ilustrações de espécies de borboletas, anfíbios, aves, primatas e répteis. A fabricação de papel reciclado a partir da reutilização de jornal, saco de cimento e forma de ovo, por exemplo, são ensinadas por Ayres em oficina no Circuito da Ciência.

Criado em 1952 e implementado em 1954, o Inpa realiza estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região buscando promover o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional. E como um meio de socializar o conhecimento com a sociedade, o Inpa criou um espaço de visitação pública, o Bosque da Ciência, que recebe uma média de 140 mil visitantes por ano e onde é realizado mensalmente o Circuito da Ciência.

A programação do projeto conta com atividades socioambientais e culturais, como exposições científicas, oficinas, jogos educativos e apresentações de música e teatro. “Além de aprender sobre os animais, plantas, insetos, saúde bucal, reaproveitamento de resíduos e sobre doenças como a dengue e leishmaniose, os alunos participantes poderão andar pelas trilhas e conhecer as atrações do bosque”, contou o Coordenado do Bosque da Ciência, Jorge Lobato.

Nesta edição do Circuito participam cerca de 300 estudantes das seguintes instituições de ensino convidadas: Escola Estadual Nilo Peçanha (Centro); Escola Estadual Lucinda Félix de Azevedo (Japiinlândia); Escola Estadual Francisca Botinelly (Alvorada I); Oca do Conhecimento Ambiental/ Cidade do Leste (São José IV).

Criado há 15 anos, o Circuito da Ciência é resultado do empenho do Inpa e de instituições parceiras que buscam divulgar a ciência para a sociedade. Os alunos participantes têm a oportunidade de, durante uma manhã, conhecer melhor a fauna e flora amazônica, além de descobrirem de forma lúdica os objetos de estudos do Inpa.

“Durante o Circuito, o Inpa apresenta uma oportunidade na qual os estudantes de escolas públicas de Manaus têm oportunidade de aprender ciências não só pelo ouvir, como costuma acontecer em sala de aula, mas também pelo tocar, ver e brincar”, declarou Lobato.

Atrativos

O Bosque da Ciência possui ainda como atrativos turísticos e de entretenimento as trilhas educativas, viveiros das arinhas, Casa da Ciência, Casa da Madeira, Casa de rolos restos, Condomínio das Abelhas, Abraço da Morte (árvores), além da fauna livre como macacos, cutias, pássaros e preguiças.

O espaço funciona de terça-feira a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 1630 (entrada). Sábados, domingos e feriados das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5. Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos e grupos religiosos, comunidades carentes agendados previamente não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.

registrado em:
Fim do conteúdo da página