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Inpa encerra Congresso de Iniciação Científica

  • Publicado: Quinta, 17 de Julho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 10h14

 

O evento marca o encerramento da semana de apresentação de 211 trabalhos de iniciação científica. Melhores trabalhos do ciclo 2012-2013 foram premiados com Menção Honrosa

Por Camila Leonel - Ascom Inpa

 

Após uma semana de apresentações, debates e exposições de resultados dos projetos de iniciação científica, foi realizada nesta sexta-feira a cerimônia de encerramento do III Congresso de Iniciação Científica (Conic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI). O congresso marca a conclusão dos projetos de alunos de graduação do programa de iniciação científica Pibic/ Paic 2013-1014.

Segundo o diretor do Inpa, que foi nomeado recentemente, Luiz Renato de França, a iniciação científica é a base para a ciência. O diferencial do Brasil, segundo ele, é a quantidade de jovens entusiastas que se dedicam à pesquisa. França também incentivou os bolsistas que estavam concluindo seus projetos e aos que ingressaram no novo ciclo que inicia no próximo mês.

“A nossa base de renovação científica está feita e eu fico muito feliz em poder estar aqui num momento tão especial quanto esse, que é a iniciação científica”, disse França.

No Congresso, foram apresentados 211 projetos produzidos por alunos e orientadores divididos três grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências agrárias. Cada área contém subáreas com comitês que são responsáveis pelo respectivo tema. Ao todo são 133 comitês.

Durante a semana do Conic ocorreram apresentações orais, de pôsteres de bolsistas e voluntários de iniciação científica (IC) e iniciação tecnológica (IT). As apresentações foram avaliadas por membros do comitê do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto aos comitês das subáreas.

Além do França, participaram do evento o Diretor de Assuntos Estratégicos do Inpa, Estevão Monteiro de Paula; a Coordenadora de Capacitação do Instituto, Beatriz Ronchi Teles; e a Diretora-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão. A Fapeam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq) são as fontes financiadores das bolsas de iniciação científica.

“O Inpa é uma das mais importantes instituições do Estado na formação de recursos humanos, sempre se empenhando em fazer esse processo de formação de qualidade, de excelência e trazendo a realidade amazônica como pauta principal, mas jamais deixando de fazer esse processo de forma muito bem integrada com o que acontece na ciência internacional”, disse Simão.

De acordo com a Coordenadora de Capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles, o evento culmina com os resultados de um ano de pesquisa desses alunos dentro do Inpa. “É o momento em que eles apresentam os resultados e discutem junto com os membros do comitê e junto com os colegas”.

Menção Honrosa

No encerramento do Conic, foi realizada a entrega de certificados de Menção Honrosa aos melhores trabalhos de iniciação científica do ciclo 2012-1013. Foram 13 trabalhos premiados, entre eles está o projeto da aluna de engenharia florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jussara de Souza Lopes. O trabalho que tem como título “Características fisiológicas de plantas jovens de Inga edulis submetidas à fertilização amoniacal sob diferentes condições de luminosidade”, foi orientado pelo pesquisador do Inpa, José Francisco de Carvalho Gonçalves.

O trabalho de Jussara foi o primeiro colocado e para a aluna o projeto foi importante para o seu aprendizado. A estudante renovou o Pibic e pretende seguir na carreira acadêmica. “É muito gratificante saber que eu consegui chegar até aqui e de todos os outros Pibic eu fui selecionada”.

Iniciação Científica

Com 22 anos de existência o projeto de bolsas de Iniciação Científica foi criado pelo CNPq com o objetivo de introduzir jovens acadêmicos no mundo científico. O Pibic é voltado para estudantes de graduação para fazê-los despertar para pensar, fazer e criar e inovar ciência. Os discentes contam com o auxílio teórico e metodológico de professores orientadores, possibilitando assim uma formação acadêmica alicerçada para ingressar no mundo científico. O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa.

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