Inpa leva Planetário à empresa do PIM
O Planetário itinerante será montado nesta quinta-feira (10) na empresa Honda Lock
Por: Camila Leonel- Ascom Inpa
As pessoas olham para o céu há milhares de anos tentando conhecer os corpos celestes que o habitam e fazer relações entre o céu e os fenômenos terrestres. Para suprir parte dessa curiosidade, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) desenvolveu o projeto de divulgação científica ‘Planetário Itinerante’, que nesta quinta-feira (10) fará sessões em uma fábrica do Polo Industrial de Manaus (PIM).
De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência do Inpa, Jorge Lobato, o Planetário conta com uma estrutura inflável onde são projetadas imagens do céu noturno, dos planetas e estrelas em movimento. As oficinas serão realizadas na biblioteca da fábrica Honda Lock, que possui 2 mil colaboradores e está localizada no bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus.
O projeto ligado aos conhecimentos da Astronomia é operacionalizado pelo Bosque da Ciência do Inpa em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As apresentações no Planetário têm duração de 30 minutos e serão realizadas entre às 9h e 16h50. Cada sessão tem capacidade para 40 espectadores e em muitas pessoas desperta a “sensação de viajar pelo universo”.
As atividades na empresa serão uma espécie de teste para o projeto, que está em fase de reestruturação e deve ser retomado no segundo semestre deste ano. “A ideia é levar novamente as atividades do planetário para as escolas da cidade”, disse Lobato.
Entre as oficinas oferecidas estão a de reconhecimento do céu, que mostrará os movimentos dos corpos celestes e ensina como reconhecer as constelações que podem ser vistas no hemisfério sul; Astronomia sobre o Sistema Terra-Lua-Sol, que vai tratar sobre fenômenos relacionados a essa tríade, como marés, estações do ano e fases da lua.
Também serão levadas a Etno e Arqueoastronomia, que vão mostrar como a astronomia é entendida pelos diferentes povos, principalmente os povos indígenas, e a Astrobiologia, que tratará sobre a vida fora da do planeta Terra.
O planetário é uma das atividades da empresa Honda Lock durante a Semana de Sistema de Gestão Integrado (SGI) que discute questões de segurança do trabalho, meio ambiente, entre outros temas. A empresa tem parceria com o Inpa em projetos como o de popularização da ciência e sensibilização ambiental Circuito da Ciência.
Segundo Lobato, o objetivo do planetário é difundir o estudo da astronomia dentro projeto de inclusão social desenvolvida pelo Inpa, além de servir como ferramenta para professores ensinarem de forma mais atraente sobre o céu, corpos celestes e sobre o espaço sideral para despertar a curiosidade das pessoas e estimular o estudo desse assunto.
Redes Sociais