Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de discussões para criação de Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de discussões para criação de Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela

  • Publicado: Terça, 08 de Julho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 09h58

 

O debate ocorreu no III Seminário Nacional da Comissão Nacional Permanente do Tratado de Cooperação Amazônica, Ciência e Tecnologia

Da Redação da Ascom – Inpa

 

O bioma em comum e a experiência de 60 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) contribuíram para estabelecer um espaço de diálogo e as diretrizes para a criação futura de um Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela. O assunto foi debatido no III Seminário Nacional da Comissão Nacional Permanente do Tratado de Cooperação Amazônica, Ciência e Tecnologia, que ocorreu na Amazônia Venezuelana, em Puerto Ayacucho, na calha do Rio Orinoco, divisa entre Venezuela e Colômbia.

Representante do Inpa no evento, o coordenador de Extensão Carlos Bueno, proferiu uma palestra magna sobre as experiências de gestão na produção de conhecimento, popularização e formação de pessoal qualificado para a Amazônia. O seminário aconteceu de 1 a 3 de julho.

Conforme Bueno, as informações apresentadas e as discussões que aconteceram nos debates e grupos de trabalho, além de publicações, catálogos e livros mostrados, fortaleceram as propostas de possíveis parcerias em diversas áreas de interesse.

“Certamente os cursos de Pós Graduação do Inpa e as tecnologias sociais disponíveis poderão ser um caminho importante em curto prazo de apoio à criação do Instituto de Pesquisas Amazônicas da Venezuela”, destacou. “Isso é de grande importância para o Inpa nas perspectivas de compartilhamento de pesquisas e treinamento de pessoal”, completou.

Segundo o coordenador, a biodiversidade venezuelana tem muitas semelhanças com a da Amazônia Brasileira e muitas soluções de problemas podem ser natureza semelhante, como em relação a doenças (malária, dengue, leishmaniose, oncocercose conhecida como cegueira dos rios) e potencial econômico de frutos que eles desconhecem (frutas como cupuaçu, abacaxi, açaí, camu camu, cubiu e mapati, por exemplo).

Para Bueno, o Observatório Amazônico, um fórum de investigações científicas em biodiversidade, terá um papel fundamental no fortalecimento da proposta de criação de um Instituto de Pesquisas Amazônicas na Venezuela.

O evento foi organizado e promovido pelo Governo da República Bolivariana da Venezuela e pela Organização Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que é um instrumento jurídico de natureza técnica assinado em 1978 pelos oito países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) que visa a promoção do desenvolvimento harmonioso e integrado da bacia, como base de sustentação de um modelo de complementação econômica regional que contemple o melhoramento da qualidade de vida de seus habitantes e a conservação e utilização racional de seus recursos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página