Na 4ª edição do Circuito da Ciência Inpa lança cartilha sobre a biodiversidade da Amazônia
Durante o encerramento da Semana do Meio Ambiente, no Circuito da Ciência, será lançada a cartilha “A Turminha da Vara do Meio Ambiente”
Por Luciete Pedrosa
Nesta sexta-feira (6), o Instituto nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abre as portas mais uma vez para os estudantes da rede pública de ensino participarem da 4ª edição especial do Circuito da Ciência, um projeto de educação ambiental e popularização da Ciência. Esta edição encerrará as atividades e comemorações da Semana do Meio Ambiente do Inpa. Durante o evento, será lançada a cartilha “A Turminha da Vara do Meio Ambiente”, que aborda a biodiversidade amazônica e os segredos das plantas medicinais.
De acordo com o titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), o juiz Adalberto Carim Antonio e autor das histórias em quadrinho, a cartilha é uma produção da própria Vara e tem por objetivo promover a conscientização ambiental. Com uma tiragem de três mil exemplares, a cartilha será distribuída gratuitamente nas escolas, nos Espaços de Cidadania Ambiental (ECAMs) nos Shoppings, e na própria Vemaqua, situada na Av. Paraíba, s/nº, no 4º. Andar / Setor 6 do Fórum Ministro Henoch Reis.
Carim conta que nesta edição, a aventura da “Turminha da Vara do Meio Ambiente” se passa no Bosque da Ciência, onde os personagens Julinho e Themis aprenderão sobre a biodiversidade da floresta amazônica, juntamente com um dos maiores botânicos do Brasil, o pesquisador do Inpa, Juan Revilla.
A turminha, também, aprenderá que no Inpa existe um herbário onde as plantas são catalogadas, estudadas e guardadas. Neste local, há o registro de mais de 217 mil plantas da Amazônia brasileira e da Amazônia internacional.
Circuito da Ciência
Nesta 4ª edição do Circuito da Ciência participarão cerca de 300 estudantes das escolas estaduais, Octávio Mourão (no bairro Santa Etelvina, zona Norte), Eliana Pacheco Braga (no conjunto residencial Viver Melhor, em Santa Etelvina, zona Norte), Pedro Silvestre (no bairro de São Raimundo, zona Sul) e Dom Jackson Damasceno Rodrigues (no bairro São José, zona Leste).
O Circuito da Ciência é um projeto do Inpa que visa difundir conhecimento e educação ambiental para estudantes de escolas públicas, na última sexta-feira de cada mês. Este ano, o projeto completa 15 anos de existência e recebeu homenagem especial da Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam), na última segunda-feira (2), como parte das comemorações à Semana Mundial do Meio Ambiente comemorado nesta quinta-feira (5 de junho).
“A interação entre Ciência e sociedade é condição fundamental ao desenvolvimento socioambiental e econômico da Amazônia e o Inpa vem também desenvolvendo ações concretas na socialização dos resultados em suas pesquisas”, diz o coordenador do Bosque da ciência, Jorge Lobato.
Durante a realização do Circuito da Ciência, os participantes aprendem nos estandes e em diversas atividades sobre os projetos científicos de várias instituições, além de interagir com o meio natural amazônico que o bosque oferece.
Dentre as atividades do Circuito, os visitantes participam de oficinas educativas e exposições com os seguintes temas: Mamíferos aquáticos da Amazônia; Vida de Gavião-real; Malária e Dengue; Leishmanionse; Invertebrados terrestres vivos; Insetos aquáticos; Herbário (coleção de plantas prensadas e secas) e Carpoteca (coleção de frutos) – a floresta em uma Biblioteca; Recursos hídricos; Tenda da leitura; Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia; Saúde bucal UEA-Ufam; Sala de Ciências/Sesc; Projeto Despertando a Consciência, Gestão de Resíduos/Moto Honda; Grupo de Escoteiros; Pirogravuras em papel reciclado; Reaproveitamento de Materiais da construção civil: compostagem (curso de Engenharia Ambiental/Fametro); Com Postura/Fametro; Exposição de Produtos reaproveitáveis e jogos ambientais/Semmas, Manaus Ambiental, Projeto Voando Livre: Ornitologia social/Fundação LOMA; PCE/E.M. Ulisses Guimarães – matemática Divertida.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com o patrocínio da Petrobras de Moto Honda da Amazônia, e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Prefeitura de Manaus (Semulsp e Semmas), Lapsea, Assimpa, Sesc, Ufam, UEA, Fametro, UniNilton Lins, Uninorte, Coca-Cola e Brothers.
Redes Sociais