Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o mestrado profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Abertas as inscrições para o mestrado profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia

  • Publicado: Segunda, 02 de Junho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 09h28

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho e oferece 20 vagas para novos alunos

Por Camila Leonel – Ascom Inpa

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Áreas protegidas na Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com processo seletivo de ingresso aberto para a turma de 2014. Serão 20 vagas, sendo cinco para candidatos de outros países que compõem a Bacia Amazônica. Os interessados em cursar o Programa, em nível de mestrado profissional, devem se inscrever até o dia 15 de junho. Confira o edital.

Para se inscrever é preciso preencher o formulário online disponibilizado aqui. Também são necessários os seguintes: comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 150,00, cópia digital do currículo Lattes, Tabela de pontuação de itens do currículo preenchida, documentação que comprove a conclusão do curso superior; histórico escolar e uma carta com as intenções do candidato com um breve relato de histórico profissional, expectativas do curso e perspectivas de atuação futura.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira serão realizadas uma prova de conhecimentos básicos conhecimentos básicos de Ecologia, Ciências Sociais, além de Noções de Economia e Administração; uma prova de redação sobre a temática ambiental da Amazônia e uma prova de proficiência em língua espanhola ( para estudantes brasileiros). Para os estudantes de outros países, a prova será de língua portuguesa. A prova eletrônica será no dia 19 de julho.

Na segunda fase serão analisados os currículos dos candidatos que passarem pela primeira seletiva. As atividades do programa terão início no dia 10 de Setembro de 2014 e a parte presencial obrigatória será ministrada no dia 14 de novembro de 2014 em regime de internato ininterrupto.

O Programa

Implantado em 2010, o Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia, proposto pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e construído em parceria com a Escola Latinoamericana de Áreas Protegidas (ELAP) da Universidade para a Cooperação Internacional da Costa Rica (UCI) e com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), visa atender uma demanda crescente e urgente de qualificação de mão de obra para realizar a tarefa de cuidar destes espaços protegidos na Amazônia.

Na Amazônia Legal brasileira, existem 310 unidades de conservação federal e estaduais e 430 terras indígenas, todas em diferentes estágios de implementação (dados de outubro de 2009). Juntas, elas correspondem a mais de 50% do território da Amazônia. O número de áreas protegidas na região continua aumentando, e sua gestão é um desafio transnacional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página