Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe homenagem na Aleam pelas ações desenvolvidos em prol do meio ambiente
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe homenagem na Aleam pelas ações desenvolvidos em prol do meio ambiente

  • Publicado: Segunda, 02 de Junho de 2014, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2015, 09h27

 

O reconhecimento do Inpa foi um trabalho executado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam e por outros parlamentares por meio de uma seletiva

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa  

Numa sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado no dia 5 de junho), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam)fez uma homenagem ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) pelo reconhecimento ao trabalho que desenvolve na causa ambiental. A cerimônia aconteceu na segunda-feira (02).

Receberam destaques especiais da Aleam o pesquisador Niro Higuchi, pelo trabalho desenvolvido no Projeto Dinâmica de Carbono da Floresta Amazônica (Cadaf, sigla em inglês); o Circuito da Ciência, projeto de sensibilização ambiental e popularização da ciência para estudantes da rede pública de ensino, pelo seu coordenador Jorge Lobato. Também receberam homenagem o coordenador de Extensão do Inpa, pesquisador Carlos Bueno, e a empresa Amazônia Socioambiental, uma das sete empresas incubadas no Inpa, pelo seu diretor Diego Brandão.   

O deputado Luiz Castro, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, explica que o reconhecimento do Inpa foi um trabalho executado pela comissão e por outros parlamentares por meio de uma seletiva.

Reconhecimento

De acordo com Castro, o pesquisador Carlos Bueno foi reconhecido por ser um grande articulador que coloca de maneira positiva o nome do Inpa sempre vinculado às questões mais importantes da Amazônia. “Ele tem esse papel fundamental de tornar o Inpa mais apropriado pela comunidade e pela sociedade. Além disso, ele faz um trabalho muito importante de divulgação, de articulação e de valorização de todos os trabalhos desenvolvidos no Inpa”, disse.

 “Para mim foi uma surpresa e sinto-me lisonjeado com essa homenagem. Estou há vários anos na Coordenação de Extensão do Inpa onde traz e ensina crianças, jovens e adolescentes a terem um olhar diferenciado, um amadurecimento e um empoderamento para preservar cada vez mais. Esses jovens estão aprendendo e sendo formatados para serem os futuros gestores do meio ambiente”, disse Carlos Bueno.

Dinâmica de Carbono

O pesquisador Niro Higuchi foi definido como um dos homenageados porque, segundo o deputado, nesse momento histórico, político e econômico em que se discute o aquecimento global e a questão do sequestro de Carbono (CO2), o trabalho que ele desenvolve é fundamental. “É muito importante para a Amazônia e ele não foi bem apropriado pela nossa classe política que ainda não compreende o valor político e econômico desse trabalho’’, explica o deputado.  

Para o pesquisador Niro Higuechi, foi uma honra receber essa homenagem por parte do Poder Público, pois pensava que os pesquisadores eram avaliados somente pelos seus fomentadores. “Não percebemos que às vezes têm outras pessoas nos observando tão atentamente naquilo que fazemos com nossos trabalhos de pesquisas, o que me causou uma surpresa inesperada. E isso nos incentiva a continuar o nosso trabalho. O Projeto Cadaf teve como foco a conservação no estado do Amazonas e penso que foi uma justa homenagem”, revela.   

O Projeto Cadaf encerrou este ano e foi resultado de um acordo bilateral entre o Brasil e o Japão em 2010. O projeto tinha como objetivo desenvolver técnicas de avaliação, em larga escala, da dinâmica do carbono na floresta amazônica.

Circuito da Ciência                                                       

Outra ação que mereceu homenagem da Aleam foi o Projeto Circuito da Ciência, coordenado por Jorge Lobato. O circuito foi destacado pelo deputado como sendo um projeto de educação científica associado à educação ambiental. “Quando se traz jovens e estudantes para dentro do Inpa para participar do Circuito da Ciência, quase todas as pesquisas científicas, que são traduzidas para uma linguagem mais didática, trazem um componente da educação ambiental associada à iniciação científica”, ressaltou Castro.

Para Lobato, é muito importante, do ponto vista institucional, o Poder Público reconhecer este trabalho, já que o Circuito da Ciência é fruto de uma iniciativa que começou há 15 anos como uma ideia inovadora. “Isso mostra a reafirmação do trabalho que o Inpa desenvolve de aproximação com a sociedade. O Circuito da Ciência é um grande projeto de difusão científica e de sensibilização ambiental extremamente importante para os estudantes da nossa cidade”, disse.

De acordo com o deputado Luiz Castro, o Inpa foi destaque nessa sessão com três reconhecimentos e ele espera que o instituto continue - com a nova diretoria que assumirá em breve - a ter uma gestão que tenha esta sensibilidade social com a abertura para a sociedade. “Isso é fundamental para que sociedade reconheça e valorize cada vez mais este importante trabalho que o Inpa desenvolve, inclusive, para que possa ter mais apoio com recursos e apoio infrainstitucional por parte do governo federal no desenvolvimento de seus trabalhos”, destacou.   

Economia verde

Castro destacou que esse reconhecimento por parte da Aleam também serviu para incentivar empresas que têm visão socioambiental e estimular empresários que estão desenvolvendo projetos de economia verde no Amazonas, como a empresa Amazônia Socioambiental, uma das sete empresas incubadas que recebe apoio do Inpa. O diretor dessa empresa, Diego Brandão, é um jovem empreendedor que está sendo reconhecido pelo seu esforço de empreendedorismo com a empresa de consultoria e de apoio a projetos sustentáveis.

Para Brandão, diretor-executivo da Socioambiental, o momento de reconhecimento é muito importante para a empresa. Ele conta que a empresa está completando um ano associada ao Inpa. A empresa presta serviço para o Terceiro Setor cujo foco é fortalecer cooperativas, associações e ONGs com o objetivo de capitalizar recursos financeiros e executar a parte técnica de seus projetos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página