Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza o projeto Circuito da Ciência nesta sexta-feira
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza o projeto Circuito da Ciência nesta sexta-feira

  • Publicado: Quarta, 28 de Maio de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 11h31

 

O projeto de popularização da ciência e educação ambiental que completa 15 anos de funcionamento em 2014 receberá na próxima segunda-feira (2) uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por: Camila Leonel – Ascom Inpa

Foto: Eduardo Gomes (Acervo Inpa)

Nesta sexta-feira (30), no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), acontecerá mais uma edição do Circuito da Ciência, projeto de educação ambiental e popularização da ciência do Instituto.  O projeto, que completa 15 anos de existência em 2014, receberá na próxima segunda-feira (02 de junho), às 10h, uma homenagem feita pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o Inpa está empenhado em ampliar sua produção de conhecimento científico e tecnológico sobre e para a região amazônica, e é fundamental divulgar esse conhecimento científico para a população. “A interação entre ciência e sociedade é condição fundamental ao desenvolvimento socioambiental e econômico da Amazônia e o Inpa vem também desenvolvendo ações concretas na socialização dos resultados obtidos em suas pesquisas”, disse Lobato.

O Circuito da Ciência já proporcionou informações científicas, sensibilização socioambiental e entretenimento a mais de 55 mil pessoas desde a sua criação, entre crianças, jovens e adultos de 220 escolas estaduais e municipais de Manaus. As escolas desta edição do projeto são: Escola Estadual Senador Cunha Melo (Raiz), Escola Estadual José Bentes Monteiro (Aleixo), Escola Estadual Padre Ruas (Zumbi III) e Escola Estadual Belarmino Marreiro (Novo Aleixo).

Durante o circuito, atividades diversas serão oferecidas aos estudantes participantes. Jogos lúdicos, oficinas sobre saúde bucal, invertebrados vivos, insetos aquáticos, alimentação e prevenção a doenças tropicais como a malária, leishmaniose e dengue, exposições sobre reaproveitamento de resíduos sólidos, e peças teatrais fazem parte da programação. Além disso, as crianças poderão andar pelas trilhas e conhecer as atrações que fazem parte do Bosque e da Casa da Ciência.

No dia 06 de junho haverá uma nova edição do Circuito. Conforme a coordenação serão duas rodadas seguidas em função de 12 de junho a 13 de julho acontecer no Brasil a Copa do Mundo de Futebol.

Consciência ambiental e lazer

Criado há 15 anos, o Circuito da Ciência é fruto do empenho do Inpa, empresas e instituições parceiras que buscam divulgar a ciência para a sociedade. A cada edição do projeto, 300 estudantes de escolas da capital têm uma manhã de contato com a fauna e flora amazônica. Além disso, é possível conhecer os objetos de estudos do Inpa e perceber que a ciência se encontra no dia a dia. Outra finalidade do Circuito é sensibilizar os alunos para as questões ambientais e entender a necessidade de preservação dos recursos naturais.

Para a pesquisadora do Inpa, Neusa Hamada, coordenadora de um grupo que pesquisa insetos aquáticos e que realiza atividades durante o circuito, a parte da divulgação científica é muito importante para que as pessoas entendam a importância que os insetos aquáticos têm para a vida nos igarapés. A pesquisadora também conta que apesar de não ser da área de educação, o grupo liderado por ela tem feito esforços para transmitir conhecimento às crianças e salienta que é gratificante ver o resultado pela reação das crianças que, segundo ela, deixam mensagens de forma voluntária, na Casa da Ciência, de preservação à natureza nos papeis com desenhos para colorir.

“Quem vai ler o meu trabalho? São poucos pesquisadores que trabalham na mesma área que eu. No Circuito não, são cerca de 300 alunos a cada edição. Então, o nosso trabalho chega a muito mais pessoas, tem um público muito maior do que o trabalho científico que a gente produz e que é para poucos”, destaca Neusa Hamada, que é bióloga e doutora em Entomologia (ciência que estuda os insetos).

Segundo a pesquisadora, só quem está na academia e na área de pesquisa dela é quem vai ler o que faz. “Isso aqui é importante para ajudar a atrair o interesse das crianças para a biologia e mostrar a importância de algumas coisas. Quem sabe, quando elas crescerem, elas tenham consciência de manter a vegetação, evitar que se retire a vegetação nas margens dos rios e dos riachos”, disse Neusa.

O grupo da pesquisadora participa há três anos do circuito. Promovem atividades para colorir sobre o ciclo de vida dos insetos, elaboram jogos lúdicos que ajudam a conhecer melhor as características dos insetos, além de cartilhas educativas, produzidas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do próprio Inpa, a exemplo das  cartilhas “Vamos conhecer os insetos aquáticos?” e “Insetos Radicais”. O grupo também montou uma exposição na Casa da Ciência que recria o ambiente das beiras do igarapé com réplicas e informações sobre os insetos.

Bosque da Ciência

O Bosque da Ciência do INPA, criado em abril de 1995, é um exemplo concreto de socialização das ações do Inpa, em especial para a sociedade local. O espaço passou a ser uma resposta às necessidades da população no sentido de aproximar o público em geral do próprio ambiente onde vive, na medida em que passa a conhecer os objetos de estudos e pesquisas do INPA.

“A consolidação dessa espécie de ‘museu natural a céu aberto’ tem sido graças à participação crescente da sociedade, que é comprovada pelos mais de 1,6 milhão de visitantes desde que foi implantado. Atualmente o Bosque da Ciência recebe em média 130 mil visitantes por ano”, ressaltou o coordenador do Bosque, Jorge Lobato.

O Bosque está localizado na rua Otavio Cabral, s/nº, Petrópolis (nas dependências do campus I do Inpa), zona Sul de Manaus. O espaço fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (entrada). O ingresso custa R$5,00. Crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos não pagam. As visitas de grupos escolares agendados têm entrada franca, porém é necessário fazer solicitação por meio de ofício. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3192/3312/3293.

Apoio

O Circuito da Ciência é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) com o patrocínio da Petrobrás e Moto Honda da Amazônia. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.

registrado em:
Fim do conteúdo da página