Profissionais de Biblioteconomia encerram seminário sobre reformulações no Código de Ética
As bibliotecas, de acordo com as suas funções e o tipo de público, atuam como facilitadoras da cidadania consciente pelo acesso à informação e a Biblioteca do Inpa como espaço de divulgação da pesquisa científica é um exemplo
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Henrique Lima
Cerca de 150 pessoas, entre acadêmicos, professores e profissionais de Biblioteconomia, participaram, nos últimos três dias, do Seminário Regional em Bibliotecas Escolares e do Seminário Regional de Ética Profissional. O encerramento aconteceu nesta quinta-feira (22), no Auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM), e deve prosseguir em outras capitais.
Para a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Regina Céli Sousa, as bibliotecas, em geral, de acordo com as suas funções e o tipo de público, atuam como facilitadoras da cidadania consciente, pelo acesso à informação. Ela cita como exemplo a Biblioteca do Inpa como espaço de divulgação da pesquisa científica, o que para ela é de extrema importância para o desenvolvimento do país.
O evento foi uma parceira entre a Biblioteca do Inpa e o Conselho Federal de Biblioteconomia juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia -11ª. Região Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para debater sobre o funcionamento, a estrutura e o papel das bibliotecas públicas escolares no Estado, além de tratar também sobre os aspectos éticos desses profissionais da área de informação.
“As bibliotecas são organismos que agrupam e proporcionam o acesso aos registros do conhecimento e das ideias do ser humano por meio de suas expressões criadoras”, diz a presidente do CFB.
A presidente do CFB destaca a importância da existência e do papel da biblioteca pública, caracterizada dentro dos preceitos de modernidade, como instrumento de inserção das pessoas na Sociedade da Informação e Conhecimento. “Por meio do exercício do seu papel social e informativo, a biblioteca pública brasileira contribui eficazmente para minimizar a existência, ainda persistente, na sociedade atual, o problema da desigualdade entre os que têm acesso à informação e os que são desprovidos dela”, ressalta.
Ela defende a biblioteca pública como um espaço privilegiado do desenvolvimento das práticas leitoras. “Por meio do encontro do leitor com a informação e o conhecimento, forma-se o leitor crítico e contribui-se para o florescimento da cidadania”, diz Regina Céli.
Segundo o representante do Amazonas no CFB, o professor da Ufam Raimundo Martins, o seminário, que teve início por Manaus segue para João Pessoa (julho), Curitiba (setembro) e Belo Horizonte (novembro). A ideia é refletir sobre as realidades sociais e políticas das bibliotecas escolares e públicas no contexto em que estão inseridas e coletar informações regionalizadas sobre a pertinência dos princípios filosóficos que orientam e disciplinam a conduta profissional dos bibliotecários brasileiros, tendo em vista a reformulação do Código de Ética Profissional vigente.
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