Inpa lança guia ilustrado de borboletas e livreto de narrativas indígenas Waimiri Atroari
O guia de borboletas apresenta fotos de 105 espécies, enquanto ‘Vozes da Floresta’ foi produzido utilizando as histórias contadas pelos Waimiri Atroari
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Henrique Lima
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lança, nesta sexta-feira (23), dois novos títulos editados pela Editora Inpa, o “Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke” e o “Vozes da Floresta: A Arte de Contar Histórias – Histórias do Passado e do Cotidiano Indígena”. O lançamento será, às 10h, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência, na rua Otavio Cabral, s/nº - Petrópolis (zona sul de Manaus).
O Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke tem como autores Rosemary S. Vieira, Catarina Motta (in memorian), Daniela B. Agra, Livia Maciel Lopes e Kelve F. S Cezar. A obra apresenta 105 espécies de borboletas com o objetivo de atender parte da demanda de estudantes e técnicos do Inpa e de outras instituições empenhadas em promover o conhecimento e a manutenção da biodiversidade na Amazônia, bem como estimular o turismo científico e ecológico na Reserva Florestal Adolpho Ducke.
O Guia Ilustrado de Borboletas apresenta um conjunto de fotos como parte do trabalho produzido no Laboratório de Borboletas do Inpa em parceria com o Projeto Monitoramento e Assessoramento da Ecologia Tropical (Tropical Ecology, Assessment & Monitoring- Team). Outras imagens foram acrescentadas ao Guia por meio de projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Vozes da Floresta
Para a autora do livro Vozes da Floresta, a pesquisadora Ana Carla Bruno, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAA/Inpa), nestes tempos de intolerância e desrespeito à diversidade e à diferença, estas narrativas podem contribuir para uma compreensão mais informada de como os agentes sociais indígenas categorizam o mundo social. “Penso também que é uma forma de preservação e valorização da diversidade linguística brasileira”, diz.
Fruto de pesquisas de muitos anos, a publicação recebeu incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio do Programa Waimiri Atroari, entre 1995 e 2000, além de recursos do Programa Interno (PPI) do Inpa com o projeto
“Documentação das Histórias, Línguas e Culturas Indígenas do Estado do Amazonas”.
Ana Carla conta que para a produção da obra foram utilizadas histórias Waimiri Atroari para explicar os recursos estilísticos utilizados na arte de narrar histórias. No entanto, a pesquisadora ressalta que outros linguistas e antropólogos vêm registrando as histórias indígenas e os próprios indígenas de diversas etnias.
Segundo ela, dois trabalhos merecem servir de modelo e referência: “O que habitava a boca de nossos ancestrais”, organizado pela linguista Lucy Seki, da Universidade de Campinas (Unicamp), que é uma coletânea de histórias Kamaiurá, povo indígena do Xingu (MT); e “Narrativas tradicionais Sakurabiat”, povo indígena de Rondônia, da linguista Ana Vilacy Galucio, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).
Como adquirir os livros
O “Guia Ilustrado de Borboletas da Reserva Florestal Adolpho Ducke”, que custa R$ 50, e “Vozes da Floresta: A Arte de Contar Histórias – Histórias do Passado e do Cotidiano Indígena”, R$ 10, assim como outros títulos podem ser adquiridos na livraria da Editora Inpa, em horário comercial, situada na sede do instituto, no Campus I, na Av. Otávio Cabral, s/nº esquina com Av. André Araújo, bairro Petrópolis, ou ainda pelos fones (92) 3643-3223 / 6343-3438 ou via e-maileditora@inpa.gov.br. Para conhecer o catálogo completo das obras disponíveis no Inpa basta acessar o site http://editora.inpa.gov.br
Redes Sociais