Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza curso e seminário sobre aplicação da técnica de Ressonância Magnética Nuclear
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza curso e seminário sobre aplicação da técnica de Ressonância Magnética Nuclear

  • Publicado: Quarta, 21 de Maio de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 11h20

 

O seminário é destinado a professores, alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Química, Farmácia, Biotecnologia e áreas afins, e demais profissionais interessados no assunto

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Fotos: Henrique Lima

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) traz a Manaus o professor Edilberto Rocha Silveira, um dos maiores especialistas do país na aplicação da técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), para ministrar um curso teórico sobre novas técnicas de RMN para profissionais e alunos de pós-graduação do instituto. Também será promovido um seminário sobre “Estudo Integrado (Química-Botânica-Farmacologia-Agronomia) de Plantas Medicinais da Caatinga”, este aberto ao público.

O curso “Sequências de Pulsos Modernas de RMN”, que teve início nesta quarta-feira (21) e prossegue até sexta-feira (23), no auditório da Biblioteca do Inpa, faz parte do Programa de Capacitação (PAC), da Coordenação de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa). Em outubro de 2013, o Inpa inaugurou a Central Analítica do Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (CA-LTQPN), estruturada com equipamentos de última geração e de alto desempenho.

De acordo com o professor Edilberto, a Ressonância Magnética Nuclear é a técnica mais empregada na determinação das estruturas das substâncias orgânicas. “A ressonância teve início em 1945 e de lá pra cá, com o avanço da tecnologia e da computação, novas técnicas de ressonância foram criadas e é isso que vou enfatizar”, diz. 

Na tarde de sexta-feira (23), o professor Edilberto Silveira ministra o seminário “Estudo Integrado (Química-Botânica-Farmacologia-Agronomia) de Plantas Medicinais da Caatinga”. O objetivo é difundir a técnica da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e suas aplicações, principalmente, em química de produtos naturais, especificamente, com plantas medicinais da caatinga do Nordeste.  

A caatinga, vegetação característica do semiárido brasileiro, no qual está inserida a grande maioria dos estados do Nordeste, é uma rica fonte de plantas adaptadas às condições mais adversas do clima da região. O povo nordestino utiliza-se de muitas dessas plantas como fonte de remédio para muitos males, que incluem, por exemplo, problemas gastrointestinais e inflamatórios. 

Segundo a gestora da Central Analítica do Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (CA-LTQPN), Zelina Torres, uma das organizadoras do evento, o seminário acontecerá no Auditório do Bosque da Ciência, a partir de 14h30, e é destinado a professores, alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Química, Farmácia, Biotecnologia e áreas afins, e demais profissionais interessados no assunto.

Durante o seminário, serão apresentados e discutidos alguns resultados do estudo integrado de química-agronomia-farmacologia realizado no Departamento de Química Orgânica e Inorgânica daquela universidade.

Zelina Torres explica que o professor Edilberto Silveira é professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos maiores especialistas do país na aplicação da técnica de Ressonância Magnética Nuclear na elucidação estrutural de produtos naturais, além de bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Nível 1-A. Ele também é coordenador do Centro Nordestino de Uso e Aplicação da Ressonância Magnética Nuclear (Cenauremn), onde conta com dois aparelhos de RMN, da marca Bruker, modelos Avance DRX-500 e Avance DPX-300. 

Outras informações sobre o seminário podem ser obtidas pelos fones 3643-3652 / 3643-3177com Zelina Torres ou via e-mail: zelina.torres@gmail.com.

registrado em:
Fim do conteúdo da página