Ministério do Meio Ambiente financia projeto do Inpa de educação ambiental na agricultura familiar
O projeto na área de tecnologia social prevê a formação de cerca de 180 jovens de quatro municípios amazonenses. Idam, Sepror e Prefeituras são parceiros do Inpa
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto da chamada: Daniel Jordano
O projeto “Sustentabilidade Rural e Protagonismo Juvenil na Amazônia” na área de tecnologia social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para receber recursos financeiros no valor de R$ 700 mil para promover de ações de educação ambiental na agricultura familiar. O projeto prevê a formação de cerca de 180 jovens das áreas rurais de Manaus e dos municípios de Manaquiri, Silves e Rio Preto da Eva em práticas sustentáveis em agricultura familiar e educação ambiental.
O convênio do MMA prevê a liberação de R$ 13 milhões para 19 projetos em todo o país com a formação de agentes populares de educação ambiental e para o desenvolvimento de ações comunitárias educativas que visam fortalecer a agricultura familiar, a agroecologia e a regularização ambiental da propriedade rural. O acordo foi assinado na última quarta-feira (14), em Brasília, pela ministra Izabella Teixeira. A coordenadora de Tecnologia Social (COTS), vinculada à Coordenação de Extensão (Coex/ Inpa), Denise Machado Gutierrez, representou o Inpa.
Na avaliação de Gutierrez, trata-se de um movimento histórico em que o Inpa, de modo institucional e reunindo esforços conjugados de diversos grupos de pesquisa, realiza uma ação educativa de grande envergadura. “A ideia norteadora é incentivar jovens, homens e mulheres a permanecerem no campo, desenvolvendo atividades produtivas de alta rentabilidade e que integrem os conhecimentos científicos da biodiversidade local”, diz.
De acordo com a titular da COTS, o projeto do Inpa foi selecionado pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) por cumprir os itens obrigatórios do edital 01/2013 e é um dos dez primeiros convênios que integram o Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAFF). Trata-se de uma das principais agendas empreendidas no esforço de fortalecer a agricultura familiar orientada pelo compromisso da sustentabilidade ambiental e social das famílias envolvidas no projeto.
O PEAAF é uma política pública de educação voltada à construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural, incentivando a agroecologia, a regularização ambiental e a justiça social.
O Projeto
De acordo com Denise, o projeto do Inpa tem como meta formar 180 jovens contribuindo para orientar os grupos da agricultura familiar diante dos problemas socioambientais existentes em seus territórios. Ela explica que a formação terá duração de 120 horas teórico-práticas centrada nas ações de campo. Será desenvolvida utilizando a metodologia baseada na pedagogia da alternância e educação popular. “A participação dos jovens é um requisito básico na construção do conhecimento”, ressalta Denise.
Ela explica que no processo de formação serão confeccionados materiais de referência que incorporem os conhecimentos científicos mais atuais produzidos no instituto. “Os valores da participação democrática, solidariedade e conhecimento tradicional estão perfeitamente articulados dentro da programação proposta”, revela.
A proposta do projeto é transferir conhecimento nas áreas de gestão, agroecologia, práticas sustentáveis, gestão ambiental, geração de novos negócios sustentáveis. Está prevista a formação de seis turmas, cada uma com 30 alunos de 16 a 29 anos de idade, nos municípios de Manaus, Manaquiri, Rio Preto da Eva e Silves.
A formação será em sistema modular aos fins de semana e contará com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) e Prefeituras Municipais com suas diversas secretarias afetas à área.
Durante a execução os alunos desenvolverão projetos de educação ambiental a partir das demandas identificadas em suas localidades, sempre assessorados pelos instrutores. O conhecimento produzido no Instituto nas áreas de Educação ambiental, agronomia, manejo e práticas sustentáveis para conservação e produção rural serão oferecidos em forma de materiais didáticos de qualidade produzidos em mídias digitais e outras modalidades.
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