Inpa promove workshop sobre ensino e práticas ecológicas e de educação ambiental
Paulo Maroti desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área de educação e percepção ambiental e sua vinda foi viabilizada por meio da Bolsa de Especialista Visitante do CNPq
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Eduardo Gomes (acervo Ascom)
Com o objetivo de promover a reflexão sobre questões ambientais contemporâneas e suas implicações locais e globais, tendo como pano de fundo jogos educativos e trilhas interpretativas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), promove a partir desta quinta-feira (15) até a próxima segunda-feira (19) dois workshops que abordarão temáticas ecológicas e de educação ambiental.
Nesta quinta (15) e sexta-feira (16) ocorre o workshop “Jogos didáticos como instrumento dialógico-problematizador na educação ambiental”. Já na segunda-feira (19), o tema será “Abordagens metodológicas para trilhas interpretativas”.
Os workshops serão ministrados pelo pesquisador e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Sérgio Maroti, em período integral. As atividades serão direcionadas aos servidores, bolsistas, estagiários e colaboradores da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS/Lapsea) e da Coordenação de Extensão (Coex), preferencialmente aos que atuam no Bosque da Ciência e na Coordenação de Tecnologia Social (COTS).
Maroti desenvolve atividades de pesquisa e extensão na área de educação e percepção ambiental junto a comunidades rurais no agreste sergipano e sua vinda foi viabilizada por meio da Bolsa de Especialista Visitante (BEV), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
Segundo a tecnologista do Lapsea e uma das organizadoras do evento, a pedagoga Genoveva Azevedo, durante os workshops serão apresentados e discutidos projetos desenvolvidos pelo professor utilizando-se dos materiais paradidáticos (jogos) e o próprio Bosque da Ciência, com fins de orientação de ensino e práticas ecológicas e de educação ambiental em ambiente virtual e seu potencial hipermidiático.
Genoveva explica que os workshops serão ministrados na sala de aula da Botânica, no Campus I do Inpa, e as inscrições estão abertas para qualquer pessoa interessada nos temas até o preenchimento de 25 vagas, por ordem de inscrição.
As inscrições poderão ser feitas por via digital enviando solicitação para o e-mail driterra@gmail.com e nandareis.bio@gmail.com. Mais informações pelos telefones 3361/3145(Genoveva Azevedo/Lapsea) ou pelo 3192 (Fernanda Reis/Bosque da Ciência).
Redes Sociais