Inpa promove avaliação nutricional e de saúde das servidoras do Instituto
O objetivo do projeto de Pibic é caracterizar o perfil das doenças cardiovasculares e da qualidade de vida das servidoras do Inpa
Por Luciete Pedrosa - Ascom Inpa
Com o objetivo de caracterizar o perfil das doenças cardiovasculares e da qualidade de vida das servidoras do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), o Laboratório de Nutrição, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS) do Instituto, realiza até a próxima sexta-feira (9) o “Projeto de Avaliação Nutricional e de Saúde dos Servidores do Inpa”.
A avaliação é feita das 8h às 10h e faz parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Inpa, juntamente com alunos do curso de Nutrição das faculdades Uninorte, Fametro e UniNilton Lins e com apoio dos servidores do Laboratório de Nutrição. A pesquisa tem a orientação da pesquisadora do Inpa e doutora em Saúde Pública, Helyde Marinho.
Segundo a pesquisadora, a avaliação será feita, neste primeiro momento, com cerca de 50 servidores do gênero feminino. Posteriormente, os servidores masculinos também serão convocados para participarem do projeto. “Queremos saber o que os nossos servidores estão comendo. Será que estão ingerindo muitas calorias ou será que estão se alimentando corretamente?”, questiona Helyde.
Serão realizados exames bioquímicos (coleta de sangue para avaliar o nível de colesterol total e os triglicerídeos), aferição de Pressão Arterial, avaliação antropométrica (mensuração de peso e altura) e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Helyde Marinho explica que, também, serão realizadas avaliações das dobras cutâneas para avaliar o nível de gordura corporal e da Relação Cintura/Quadril (RCQ), o que possibilitará fazer o pré-diagnóstico para verificar se o servidor tem risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Ela recomenda que a servidora que queira realizar os exames esteja em jejum de 12 horas, não tenha ingerido bebida alcoólica e nem tenha praticado atividade física no dia anterior.
Para a técnica Miriam dos Santos, servidora da Coordenação de Tecnologia e Inovação (Coti), esta é uma iniciativa interessante, por demonstrar o interesse do Inpa em se preocupar com a saúde do trabalhador. “Antes nós tínhamos um setor médico e agora com a oferta desse serviço não quero perder esta oportunidade em verificar como está minha saúde”, diz.
Já Luzemira Amazonas, assistente em Ciência e Tecnologia, do Serviço de Orçamento e Finanças (SOF), uma das servidoras que aguardava a vez para realizar os exames, diz que a ação é de grande importância para os servidores. “Acho excelente os servidores terem um acompanhamento com profissionais para se obter uma qualidade de vida”.
De acordo com a técnica de laboratório e mestre em Ciência dos Alimentos, Tatiana Lopes, que participa do projeto apoiando as estudantes de Nutrição, bolsistas do Pibic, esta é a primeira vez que se realiza um estudo completo com os servidores do Inpa, abrangendo vários exames que se complementam para o diagnóstico de doenças cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias e é uma das principais causas de morte na população. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias), que causa a maioria dos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e derrame cerebral, sendo uma doença influenciada por diversos fatores de risco.
Depois dos resultados dos exames, os servidores serão chamados e orientados pelas estudantes de Nutrição a praticar uma educação alimentar e/ou encaminhados para acompanhamento médico.
Participam deste projeto as estudantes Camila Pinheiro e Marina Cavalcante (Uninorte), Erika Vasconcelos (Fametro), Ariani Almeida (nutricionista voluntária), José Lira (UniNilton Lins), e os servidores do Inpa Nice Souza (apoio), Jeronilson Almeida e Cyntia Costa (coleta sanguínea).
Redes Sociais