Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Analista em C&T do Inpa lança livro sobre a importância do Instituto para a Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Analista em C&T do Inpa lança livro sobre a importância do Instituto para a Amazônia

  • Publicado: Terça, 29 de Abril de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 10h37

 

Segundo Fernanda Morais, é preciso saber se as pessoas conhecem de fato o instituto e se sabem o que ele está produzindo

Por Luciete Pedrosa – Ascom do Inpa

Identificar o “peso” da atuação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a partir da visão de pesquisadores e tecnologistas do próprio instituto sobre suas produções. Este é um dos objetivos do estudo de mestrado da analista em Ciência e Tecnologia do Inpa, Fernanda Morais, que transformou a dissertação em obra.

O livro intitulado “O Inpa é realmente importante para a Amazônia?: uma análise a partir da percepção de pesquisadores e tecnologistas do Inpa” será lançado nesta quinta-feira (1º de maio), às 19h30, na residência da própria autora, no bairro Nova Esperança, zona Oeste de Manaus.  

A obra é um estudo de caso sobre o Inpa e é resultado da dissertação para a obtenção do título de mestra em Desenvolvimento Regional, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Prodere), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O trabalho foi orientado pelo Dr. José Alberto da Costa Machado, titular da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS/ Inpa).

De acordo Fernanda Morais, a Amazônia brasileira, apesar de suas riquezas naturais, ainda apresenta junto com o Nordeste os piores Índices de Desempenho Humano (IDH) do país. “E o Inpa, como órgão público, tem o compromisso de produzir conhecimentos que sirvam como motor de desenvolvimento regional, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, diz Fernanda.  

Conforme a analista, as pessoas dizem que o Inpa é importante, mas essa constatação precisa se assentar em dados concretos e com argumentação consistente. Segundo ela, é preciso saber por que o Inpa é importante , por isso indaga se as pessoas conhecem de fato o instituto ou se sabem o que ele está produzindo.

“Ou será que só se lembram do peixe-boi? Acredito que, quanto mais as pessoas se aproximarem desse conhecimento, poderão contribuir para um Inpa cada vez melhor. Portanto, o tom provocativo do título foi proposital, com o objetivo de atrair, ‘arrastar’ o leitor para conhecer o Inpa de perto”, esclarece a analista.

Ela explica que para conceber o livro foram feitas coletas de dados junto às principais coordenações do Inpa e aplicados 50 questionários entre pesquisadores e tecnologistas. De acordo com Fernanda Morais, os dados coletados apresentaram resultados interessantes e, de certo modo, alguns causaram surpresa.

Fernanda conta que o fato de ser analista em C&T, na área de planejamento e gestão do Inpa, para a realização da pesquisa de campo, foi um elemento facilitador que abriu as portas nas coordenações e junto aos pesquisadores e tecnologistas.

A autora explica ainda que, recentemente, o Inpa realizou mudanças em sua estrutura organizacional no intuito de evoluir e cumprir com maior sucesso sua missão, que é gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia, e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia. “Portanto, o Inpa precisa saber ouvir com atenção o que pensa o próprio Inpa e também ouvir a sociedade a quem deve servir, com o objetivo de vencer os desafios e consolidar-se como centro de excelência”, ressalta.

As pessoas interessadas em adquirir o livro devem entrar em contato com a autora pelos telefones (92) 8109-3720/ 9165-4317 ou pelo e-mail: fmorais@inpa.gov.br. O preço da obra é R$ 22.

registrado em:
Fim do conteúdo da página