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Notícias

Livro produzido por pesquisadores do Inpa ensina sobre recursos hídricos a estudantes

  • Publicado: Quinta, 24 de Abril de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 10h33

 

O livro tem como objetivo ser uma ferramenta para auxiliar na capacitação de professores, principalmente, das disciplinas de Ciência, Biologia, Geografia e Química

Por Luciete Pedrosa  - Ascom Inpa

Para auxiliar os professores na elaboração e realização de projetos com alunos sobre recursos hídricos e aproximá-los da pesquisa científica, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) lançou o livro “Tópicos em Recursos Hídricos: uma abordagem para professores dos Ensinos Fundamental e Médio na Amazônia”, na tarde desta sexta-feira (25), no auditório da biblioteca do Instituto.

“Acreditamos que ações como esta são extremamente positivas e motivadoras para a implementação da Educação Ambiental nas escolas”, disse a representante da Divisão Distrital da Zona Sul da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Waldenice Barreto.

A proposta do livro é que sirva como uma ferramenta que ajude na capacitação de professores, principalmente, das disciplinas de Ciência, Biologia, Geografia e Química.

Durante a apresentação da obra, a pesquisadora do Laboratório de Química Ambiental, da Coordenação de Dinâmica Ambiental (Cdam/Inpa), Domitila Pacoaloto, falou aos professores da rede pública e particular de ensino das vivências que originaram o livro. 

“É uma satisfação muito grande ver o resultado de nosso trabalho, agora, concretizado e este livro é uma prova de que mesmo com o conteúdo sendo fruto de pesquisas básicas - que é nossa função como integrantes da Cdam - também podemos contribuir com o foco social. Trabalhamos com os estudantes sobre a importância de manter os recursos hídricos naturais na sua comunidade”, explica a pesquisadora.   

São autores do livro os pesquisadores do Inpa Domitila Pascoaloto, Marcio Luiz da Silva e Sebastião Átila Miranda. O livro teve o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é resultado, principalmente, do Projeto Jovem Cientista Amazônida (JCA), além de outros projetos financiados pela fundação.

Na opinião da professora de Ciências, Elyane Tavares, da Escola Estadual Rilton Leal Filho situada no bairro Amazonino Mendes, o livro tem tudo a ver com a disciplina que ela ministra e servirá com uma grande ferramenta na suas aulas. “Espero que eu consiga sensibilizar meus alunos sobre recursos hídricos, que fazem parte da nossa realidade. Temos uma grande extensão de água, mas não temos noção do que fazer para preservá-la”, diz.

Para a professora de Biologia e Química, Cecília de Melo, da Escola Estadual Irmã Gabrielle Cogels, situada no Puraquequara, a publicação aborda um tema de suma importância para a  região. “O livro será uma ferramenta de trabalho importante para ser aplicado com os alunos nas aulas de campo”, explica.

O livro está dividido em três partes. A primeira apresenta os conceitos gerais sobre água e ciclo hidrológico; bacia hidrográfica e a distribuição da água no Brasil e no mundo. A segunda parte mostra como foi feita a abordagem desses três temas com professores e alunos. Também mostra a abordagem do tópico qualidade da água, organismos aquáticos e doenças de veiculação hídrica. Na terceira parte, a obra expõe as formas e o conteúdo escolhidos pelos bolsistas para apresentação do produto final dos projetos realizados pelos estudantes de ensino médio e fundamental.          

O Projeto

Domitila explica que o projeto desenvolvido na bacia do Tarumã-Mirim atendeu a uma demanda apresentada a pesquisadores do Inpa por comunitários e professores, constituindo-se uma oportunidade de continuar o trabalho iniciado naquela área. O objetivo era formar estudantes do ensino fundamental como disseminadores da importância dos recursos hídricos na área rural ou em expansão em Manaus.  

A obra, também, é fruto da experiência de pesquisadores do Inpa, que fazem parte do Grupo de Pesquisa Recursos Hídricos em Ambientes Naturais e Impactados na Amazônia (Rhania), na interação com professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio, universitários e voluntários.

De acordo com a pesquisadora Domitila Pascoloto, o Projeto JCA atuou, principalmente, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora de Fátima, na bacia do igarapé Tarumã-Mirim. Também atuou nas comunidades Nossa Senhora do Livramento e São Sebastião, situadas naquela área.

Participaram do Projeto JCA pesquisadores do Laboratório de Química Ambiental/Inpa, professores e alunos da Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, situada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, bolsistas (estudantes do ensino médio e universitários) e voluntários.

Imersão na Floresta

Durante o lançamento do livro, a tecnologista que atua no Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), a pedagoga Genoveva Azevedo, anunciou que o instituto promoverá, em outubro, a 11ª edição do curso “A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões”, destinado a professores da rede pública de ensino. O curso é uma imersão de uma semana na Reserva Florestal da ZF-2, situada no Km-50 da BR-174.   

Segundo Genoveva, o objetivo é socializar o conhecimento científico produzido pelo Inpa sobre a floresta amazônica e proporcionar uma vivência e uma interação imediata com a floresta. “O professor vai poder ver, sentir e refletir sua relação com o outro e com a floresta. E essa experiência poderá contribuir a melhorar o seu ato pedagógico na sala de aula mais interessante e com maior motivação”, explica. 

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