Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Com apoio do Inpa, incubadora Mamirauá avaliará potencial para economia sustentável em Tefé
Início do conteúdo da página
Notícias

Com apoio do Inpa, incubadora Mamirauá avaliará potencial para economia sustentável em Tefé

  • Publicado: Quarta, 23 de Abril de 2014, 20h00
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2015, 10h31

 

A inauguração da incubadora Mamirauá ocorreu na noite desta quarta-feira (23) e faz parte de uma ação que envolve Inpa, Instituto Mamirauá, FAS, Cide e Fapeam

Por Daniel Jordano – Ascom Inpa

Tefé (AM)

Com a coordenação do Projeto Aliança, liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a incubadora do Instituto Mamirauá fará um levantamento do potencial de negócios sustentáveis de Tefé. A incubadora foi inaugurada na noite desta quarta-feira (23) durante a solenidade dos 15 anos de Instituto Mamirauá.

Participaram do evento pesquisadores, membros da sociedade civil e representantes de cooperativas da região. De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá, Josivaldo Modesto, após a inauguração, o passo seguinte é identificar novas possibilidades de negócios sustentáveis no município. “Vamos fazer a avaliação desse potencial. Haverá um planejamento estratégico para identificar essas demanda da região para que a incubadora possa agir efetivamente para o que foi criada”, disse.

A inauguração da incubadora em Tefé faz parte das ações do Projeto Aliança e envolve Inpa, Instituto Mamirauá, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Centro de Incubação de Empresas e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Para a coordenadora geral do Projeto Aliança e coordenadora de Inovação Tecnológica do Inpa, Rosângela Bentes, a implementação de uma incubadora no médio rio Solimões colabora para a interiorização mo modelo de inovação.

“Uma incubadora em Tefé representa um passo importante para a consolidação da política de inovação no Amazonas. Com ela, empreendedores e empresários locais interessados terão capacitação e assessoria para identificar oportunidades de negócios. Isso é colaborar para o desenvolvimento regional a partir do conhecimento”, afirmou.

Ainda de acordo com Bentes, estar a frente desta iniciativa mostra a experiência do Inpa no setor de Inovação. O Instituto possui 64 pedidos de patente que incluem produtos e processos gerados a partir da pesquisa científica além de sete empresas incubadas e quatro transferências de tecnologia, sendo elas: farinha de pupunha, água Box, composições e processos de obtenção de produtos oriundos do gengibre amargo.

O diretor geral do Instituto Mamirauá, Helder Queiroz, resaltou a integração das instituições em torno da inovação. “Tefé ganha e muito com uma incubadora. Pois a introdução de uma tecnologia dentro do conceito de empreendedorismo pode aperfeiçoar bastante as iniciativas locais de produção do empresariado local, mas principalmente das associações comunitárias e outros tipos de organizações de base. Isso gera aumento de rentabilidade e melhoria da qualidade de vida de todos”, disse

Ainda segundo Queiroz, a parceria com o Inpa e demais instituições é fundamental neste processo , não só pelo conhecimento que eles possuem, mas também pela larga experiência que o Inpa e as instituições parceiras possuem.

Os interessados em desenvolver negócios sustentáveis em Tefé podem procurar o Instituto Mamirauá localizado na estrada do Bexiga, número 2594, bairro Fonte Boa. Mais informações pelo número (97) 3343-9704.

Rede Aliança

O Projeto Aliança proporciona, dentre outras coisas, um estímulo ao empreendedorismo no interior e leva a experiência e a implantação de novas incubadoras estimulando o negócio sustentável naquelas localidades. O projeto também permite a elaboração do planejamento estratégico da rede, a avaliação do diagnóstico empreendedor, dinamização da cultura empreendedora na região, além de articular ações de interação e acesso às tecnologias dos parceiros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página