Com apoio do Inpa, incubadora Mamirauá avaliará potencial para economia sustentável em Tefé
A inauguração da incubadora Mamirauá ocorreu na noite desta quarta-feira (23) e faz parte de uma ação que envolve Inpa, Instituto Mamirauá, FAS, Cide e Fapeam
Por Daniel Jordano – Ascom Inpa
Tefé (AM)
Com a coordenação do Projeto Aliança, liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a incubadora do Instituto Mamirauá fará um levantamento do potencial de negócios sustentáveis de Tefé. A incubadora foi inaugurada na noite desta quarta-feira (23) durante a solenidade dos 15 anos de Instituto Mamirauá.
Participaram do evento pesquisadores, membros da sociedade civil e representantes de cooperativas da região. De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá, Josivaldo Modesto, após a inauguração, o passo seguinte é identificar novas possibilidades de negócios sustentáveis no município. “Vamos fazer a avaliação desse potencial. Haverá um planejamento estratégico para identificar essas demanda da região para que a incubadora possa agir efetivamente para o que foi criada”, disse.
A inauguração da incubadora em Tefé faz parte das ações do Projeto Aliança e envolve Inpa, Instituto Mamirauá, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Centro de Incubação de Empresas e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Para a coordenadora geral do Projeto Aliança e coordenadora de Inovação Tecnológica do Inpa, Rosângela Bentes, a implementação de uma incubadora no médio rio Solimões colabora para a interiorização mo modelo de inovação.
“Uma incubadora em Tefé representa um passo importante para a consolidação da política de inovação no Amazonas. Com ela, empreendedores e empresários locais interessados terão capacitação e assessoria para identificar oportunidades de negócios. Isso é colaborar para o desenvolvimento regional a partir do conhecimento”, afirmou.
Ainda de acordo com Bentes, estar a frente desta iniciativa mostra a experiência do Inpa no setor de Inovação. O Instituto possui 64 pedidos de patente que incluem produtos e processos gerados a partir da pesquisa científica além de sete empresas incubadas e quatro transferências de tecnologia, sendo elas: farinha de pupunha, água Box, composições e processos de obtenção de produtos oriundos do gengibre amargo.
O diretor geral do Instituto Mamirauá, Helder Queiroz, resaltou a integração das instituições em torno da inovação. “Tefé ganha e muito com uma incubadora. Pois a introdução de uma tecnologia dentro do conceito de empreendedorismo pode aperfeiçoar bastante as iniciativas locais de produção do empresariado local, mas principalmente das associações comunitárias e outros tipos de organizações de base. Isso gera aumento de rentabilidade e melhoria da qualidade de vida de todos”, disse
Ainda segundo Queiroz, a parceria com o Inpa e demais instituições é fundamental neste processo , não só pelo conhecimento que eles possuem, mas também pela larga experiência que o Inpa e as instituições parceiras possuem.
Os interessados em desenvolver negócios sustentáveis em Tefé podem procurar o Instituto Mamirauá localizado na estrada do Bexiga, número 2594, bairro Fonte Boa. Mais informações pelo número (97) 3343-9704.
Rede Aliança
O Projeto Aliança proporciona, dentre outras coisas, um estímulo ao empreendedorismo no interior e leva a experiência e a implantação de novas incubadoras estimulando o negócio sustentável naquelas localidades. O projeto também permite a elaboração do planejamento estratégico da rede, a avaliação do diagnóstico empreendedor, dinamização da cultura empreendedora na região, além de articular ações de interação e acesso às tecnologias dos parceiros.
Redes Sociais