Inpa promove nesta sexta-feira o projeto Circuito da Ciência
Edição do projeto reunirá cerca de 300 alunos de escolas da rede pública da capital. O objetivo é despertar nos alunos uma consciência ecológica por meio de exposições, oficinas e do contato com a fauna e flora da região
Por Camila Leonel - Ascom Inpa
Com o objetivo de popularizar a ciência e sensibilizar para uma consciência ecológica nos estudantes, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) realizará nesta sexta-feira (25), às 8h, o projeto Circuito da Ciência, no Bosque da Ciência, dentro das dependências do Instituto, com entrada pela Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis. Essa é a segunda edição de 2014.
Cerca de 300 alunos, de cinco escolas de Manaus vão participar das oficinas educativas e exposições oferecidas durante uma manhã de atividades. Para essa edição do projeto, as instituições de ensino selecionadas foram as Escolas Estaduais Vicente Schetini (Aparecida); Raimunda Holanda de Souza (Amazonino Mendes); Daisaku Ikeda (Gilberto Mestrinho) e Professor Dorval Varela (Nova Cidade). Esta é a 142ª edição do circuito que, em 2014, completa 15 anos de atividades.
De acordo com o Coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o Circuito da Ciência é uma ferramenta importante para a socialização da ciência, sendo um legado para ajudar a transformar a sociedade em seus aspectos sociais e ecológicos. “O projeto é ainda uma oportunidade do Inpa se aproximar da comunidade”, disse.
As oficinas e exposições abordarão temas diversos como Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Malária e Dengue, Leishmaniose, Invertebrados Terrestres Vivos, Insetos Aquáticos, Jogos Educativos/Lapsea, Herbário e Carpoteca – A Floresta em uma Biblioteca, Recursos Hídricos, Tenda da Leitura, Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia, Saúde Bucal UEA-Ufam de Ciências/Sesc, Projeto: Despertando a Consciência, Gestão de Resíduos/Moto Honda, Reaproveitamento de Materiais da Construção Civil: Compostagem (Curso de Engenharia Ambiental/Fametro), Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais/Semmas) Manaus Ambiental, Orientação ao Consumidor: Rotulagem (Curso de Nutrição/Uninorte), Exposição de Frutos Amazônicos (Curso de Química/Uninorte).
Além das oficinas, os alunos participantes do circuito poderão caminhar pelas trilhas do Bosque e ainda apreciar uma réplica do ninho de gavião-real, montado pelo Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do Inpa na Casa da Ciência.
O Circuito da Ciência é uma realização do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) com o patrocínio da Petrobrás e Moto Honda da Amazônia. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), do Laboratório de Psicologia de Educação Ambiental (Lapsea), da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), do Serviço Social do Comércio (SESC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fametro, Universidade Nilton Lins, Uninorte, Coca-cola e Brothers.
Bosque da Ciência
O Bosque está localizado na rua Otavio Cabral, s/nº, Petrópolis (nas dependências do campus I do Inpa), zona Sul de Manaus. O espaço fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h (entrada). O ingresso custa R$5,00. Crianças até 10 anos e idosos com mais de 60 anos não pagam. As visitas de grupos escolares agendados têm entrada franca, porém é necessário fazer solicitação por meio de ofício. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3192/3312/3293.
Redes Sociais