Portal do Inpa é integrado à plataforma unificada do Governo Federal - Gov.br
O novo endereço é www.gov.br/inpa. O portal antigo http://portal.inpa.gov.br/ continuará ativo até a migração for concluída
Da Redação - Inpa
O portal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) estará de cara nova e integrado ao portal único do Governo Federal gov.br, a partir desta terça-feira (01 de junho), no endereço é www.gov.br/inpa. A atualização e migração de conteúdos vão continuar para fornecer aos usuários informações e serviços mais claros, úteis e transparentes.
A mudança faz parte da adesão à plataforma gov.br e atende à previsão do Decreto nº 9756, de 11 de abril de 2019, que visa unificar os canais digitais dos órgãos da Administração Pública Federal. O Gov.br já foi adotado por diversos órgãos, inclusive pelo MCTI (https://www.gov.br/mcti/pt-br).
Para melhorar a experiência do usuário e para que o cidadão conheça melhor a atuação científica e técnica do Instituto na Amazônia, o Inpa deu nova disposição para a estrutura de acesso a informações, serviços e conteúdos institucionais.
Além de notícias e assuntos em destaque, o portal dá mais visibilidade para ações e projetos de pesquisa, capacitação, divulgação científica e de desenvolvimento sustentável, de forma mais clara e orgânica.
As reformulações estão alinhadas às concepções do novo planejamento estratégico do Inpa (2021-2031) e à revisão da missão do Instituto: “Gerar e disseminar conhecimentos, tecnologias e inovações e capacitar pessoas para contribuir na formulação de políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.”
O processo de migração é conduzido por uma equipe liderada pelos coordenadores de Extensão e Pesquisa, os pesquisadores Rita Mesquita e Jorge Porto, e formada ainda por servidores das Coordenações de Tecnologia da Informação (Cotin/ Coes), Editora Inpa (Coaes) e Comunicação Social (Coext).
Como há um extenso conteúdo no endereço http://portal.inpa.gov.br/, o portal vai virar antigo.inpa.gov.br, mas continuará ativo, enquanto ocorre a migração total para o Gov.br. No processo de migração, estão previstas revisão e atualização de conteúdo institucional, que serão realizados colaborativamente pelos setores e coordenações do Inpa dentro de um prazo de seis meses.
Redes Sociais