Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ciência Com Certeza debate protagonismos e perspectivas de jovens cientistas da Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Ciência Com Certeza debate protagonismos e perspectivas de jovens cientistas da Amazônia

  • Publicado: Quarta, 26 de Maio de 2021, 19h50
  • Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 08h49

bannerCienciaComCertezamaio2021Inpa

Transmissão será feita pelo canal do projeto no YouTube/cienciacomcerteza

Gabriel Verçoza – Ciência Com Certeza

Banner: CCC

O projeto de divulgação científica Ciência Com Certeza desta quinta-feira (27) debate a “Ciência Amazônida: Protagonismos e Perspectivas de jovens cientistas”, com transmissão ao vivo às 16h (de Manaus) no canal do Ciência com Certeza no Youtube. O objetivo da roda de conversa é promover um espaço no qual os acadêmicos locais, a partir de suas vivências, discutam as alternativas de empoderamento de cientistas nascidos e formados na Amazônia.

A conversa ficará por conta de Dayse Ferreira (Doutoranda do PPG-Ecologia/Inpa), Pedro Pequeno (Professor Substituto da Universidade Federal de Roraima - UFRR), Yago Santos (Colaborador do projeto Atto/Inpa) e Yara Depaula (Colaboradora do Projeto MAP-Fire), jovens cientistas formados e atuantes em diferentes regiões amazônicas.

O professor da UFRR Pedro Pequeno lembra que entrou no mestrado do Inpa em 2009, quando se tinha dificuldade de encontrar pessoas do Amazonas em cursos de pós-graduação do Inpa. “Eu era o único na minha turma”. Na opinião de Yago Santos, que fez sua graduação em Engenharia Ambiental no Pará e o mestrado na Pós-Graduação em Ecologia do Inpa, “É um sintoma perceber a presença de amazônidas na ciência majoritariamente como objetos de estudo ou em cargos que não participam da tomada de decisões ou da elaboração de perguntas das pesquisas”, destaca Santos, a respeito da relação muitas vezes estabelecida entre cientistas locais e estrangeiros.

Para a equipe do Ciência com Certeza é preciso lembrar que a Amazônia é reconhecida como um ponto central de pesquisa científica, ganhando ainda mais visibilidade diante das crises do século XXI, como desmatamento e novas doenças. “Porém, apesar de termos um avanço no desenvolvimento científico e tecnológico da região, esse processo replica o modelo colonizador de ocupação da região, transpondo o conhecimento produzido para outras regiões do país ou mesmo para outros países sem se preocupar com o desenvolvimento das instituições amazônidas locais”, ressaltou Gabriel Verçoza, membro da equipe do Ciência.

Saiba Mais

O Ciência com Certeza é um espaço aberto para cientistas em início de carreira em qualquer nível de formação (graduação, pós-graduação ou pós-doutorado). Se você tem interesse em falar sobre seu trabalho, ou gostaria de sugerir algum tema, pode fazer isso acessando o formulário online. A equipe do CCC é formada por Alexander Arévalo, Erick Esteban, Flavia Santana, Gabriel Verçoza, Izabela Aleixo e Mariana Tolentino.

Canais:

Youtube: https://www.youtube.com/cienciacomcerteza

Instagram: www.instagram.com/cienciacomcerteza/

Facebook: https://www.facebook.com/cienciacomcertezaINPA/

registrado em:
Fim do conteúdo da página