Projeto ‘Amazônia Urbana’ é tema de conversa no Ciência Com Certeza nesta quinta-feira
A atividade de divulgação científica é desenvolvida por doutorandas de Ecologia do Inpa. A proposta é buscar despertar o interesse das crianças sobre os animais urbanos e mostrar como as ações das pessoas influenciam no ambiente
Por Gabriel Verçosa – Ciência Com Certeza
Banner - Ciência Com Certeza
Sensibilizar as pessoas sobre a importância dos espaços verdes no ambiente urbano. Este é o objetivo do Amazônia Urbana, projeto de divulgação científica que tem como pilares a educação lúdica e a democratização do conhecimento, se propondo a ser um instigador de curiosidade e fonte de fácil acesso, linguagem e manuseio.
As idealizadoras do projeto, as doutorandas do Programa de Pós-Graduação de Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) Giulliana Appel, Lídia Martins e Tainara Sobrosa, são as convidadas desta quinta-feira (06) do Ciência Com Certeza. A conversa ao vivo será transmitida às 16h (de Manaus) no canal do Ciência com Certeza no Youtube.
Na oportunidade, as biólogas irão falar sobre o processo de criação do projeto, como tem sido trabalhar a temática e sobre o primeiro produto do Amazônia Urbana, “Tem uma cidade no meu mato!”, um livro interativo online no qual quem lê é convidado a aprender de forma divertida sobre a fauna que vive em Manaus e as principais problemáticas relacionadas à perda de habitat e urbanização.
A obra está em fase de produção e busca desmistificar três grupos de animais, que são os morcegos, os macacos e os lagartos, todos personagens do livro e organismos estudados pelas biólogas do Amazônia Urbana. É possível conferir alguns spoilers do livro nas redes sociais projeto https://twitter.com/amazoniaurbana, https://www.instagram.com/amazonia.urbana.projeto/
Para as idealizadoras do Amazônia Urbana, a divulgação da ciência e o incentivo da conexão das pessoas com o bioma em que estão inseridas facilitam ações para a proteção das áreas verdes nas cidades. A proposta é despertar o interesse das crianças sobre a fauna urbana e mostrar como as ações das pessoas influenciam de forma positiva ou negativa no ambiente em que vivemos.
“Proporcionar meios interativos de educação e sensibilização ambiental ao público escolar é de grande importância, especialmente no momento em que vivemos, e essa é a principal linha em que temos atuado atualmente”, comentam as biólogas.
Quer apresentar seu trabalho no Ciência com Certeza?
Jovens cientistas em qualquer nível de formação (graduação, pós-graduação ou pós-doutorado) são convidados a se apresentarem para uma conversa no Ciência Com Certeza, que segue sua programação neste mês de maio. Quem tiver interesse em falar sobre seu trabalho ou sugerir algum tema, pode fazer isso acessando o formulário online.
Redes Sociais