Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza a Live "Avaliação de Tecnologias Sociais: Possibilidades metodológicas"
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza a Live "Avaliação de Tecnologias Sociais: Possibilidades metodológicas"

  • Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 16h06
  • Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 16h17

BannerAvaliacaodeTecnologiaSocialINPA

 

O objetivo é apresentar os elementos-chave relacionados à avaliação das tecnologias sociais. A transmissão será pelo canal do Inpa no Youtube/Inpa

Da Redação – Mateus Bento/ Cotes

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza nesta quinta-feira (29) a Live "Avaliação de Tecnologias Sociais: Possibilidades metodológicas", às 18h (de Manaus), com transmissão pelo canal do Instituto no Youtube/Inpa. Esta é a segunda de uma série de Lives organizadas pela Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, sempre na última semana de cada mês.

No evento, os debatedores irão refletir sobre a natureza das tecnologias sociais e os elementos-chave que devem ser pensados nos processos de avaliação. “Um dos grandes desafios da tecnologia social na atualidade é o processo de avaliação e construção de indicadores fidedignos que evidenciem sua importância e utilidade. Mensurar resultados e impactos sociais e econômicos é parte vital para garantir a reaplicação, durabilidade e eficiência dessa modalidade tecnológica”, destacou a Coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, que vai atuar como mediadora.

A live terá a participação da professora membro do Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/Profinit (ponto focal na Universidade de Brasília), Sônia Carvalho, e do professor Jesus Carlos Garcia, idealizador do Sistema de Análise de Tecnologias Sociais - Satecs.

Na oportunidade, serão trazidos para a conversa assuntos como os sistemas de avaliação de tecnologias sociais, além de relatos de experiências sobre o processo de desenvolvimento de novas propostas relacionadas às tecnologias sociais, evidenciando os indicadores para avaliação dos resultados. 

“Vou explicar sobre a Incubadora de Tecnologia Social da UnB e como apoiamos empreendimentos econômicos solidários”, contou a professora Sônia Carvalho, membro da incubadora que tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo social estimulando a cultura empreendedora e inovadora da comunidade, aplicando a visão social e integradora na gestão dos empreendimentos.

“Pretendo explicar sobre os sistemas de avaliação de tecnologias sociais, mostrando a sua complexidade, necessidade e as iniciativas relevantes”, comentou o professor Jesus Garcia, coordenador da Pesquisa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva e do Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva de Brasil.

Minibios

Sônia Marise Salles Carvalho

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). Oriunda da  Universidade Federal do Amazonas e cedida a Universidade de Brasília. Membro do Mestrado Profissional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/ PROFNIT, ponto focal UnB. Atuante no  Núcleo de Tecnologia e Inovação/CDT no  Empreendimento e Desenvolvimento Empresarial e Social/CEDES, na coordenação da Incubadora de Tecnologia Social e da Escola de Empreendedorismo. Professora associada ao Núcleo de Dinâmicas Empreendedoras da Universidade Federal de Itajubá como professora pesquisadora na  linha de modelos de negócio e inovação.  Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Economia Solidaria/ ABPES. Membro do GT de Educação Empreendedora nas Engenharias da Associação Brasileira de Educação nas Engenharias/ ABENGE. Pesquisadora, mentora e consultora  nas áreas de  Educação Empreendedora, Modelos de Negócio, Economia Solidaria, Negócios de Impacto Social e Ambiental e Tecnologia Social.

Jesus Carlos Delgado Garcia

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutor em Ciências Sociais: Política. No âmbito das tecnologias sociais, idealizou e coordenou a realização do Sistema de Análise de Tecnologias Sociais (Satecs) e elaborou a proposta de Anteprojeto de Lei de Política Pública Nacional de Tecnologia Social. Coordenador da Pesquisa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva e do Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva de Brasil. Presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (Abea).

registrado em:
Fim do conteúdo da página