Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Café com Inovação conversa sobre Propriedade Intelectual para estimular a Inovação
Início do conteúdo da página
Notícias

Café com Inovação conversa sobre Propriedade Intelectual para estimular a Inovação

  • Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 15h08
  • Última atualização em Terça, 27 de Abril de 2021, 09h52

 PortalINPA 01

Evento virtual contará com profissionais experientes em gestão da inovação, educação e empreendedorismo, com a proposta de criar conteúdo para popularizar a propriedade intelectual. A transmissão será pelo canal do Arranjo Amoci no Youtube https://www.youtube.com/arranjoamoci

Da Redação – Inpa

Banner – Flávio Rosas – Amoci/Coeti/Inpa

Com o objetivo de abordar sobre a Propriedade Intelectual como ferramenta para estimular a Inovação, a primeira edição deste ano do Café com Inovação acontecerá no dia 29 de abril, às 9 horas (de Manaus). O evento on-line é organizado pelo Arranjo Amoci e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (coeti). Os interessados em participar devem se inscrever por meio do site https://arranjoamoci.org/poppi

De acordo com a Coeti, a proposta do evento é disseminar e ampliar o acesso à cultura e à prática da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia e do Empreendedorismo para além de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), com a finalidade de fomentar a Inovação na Amazônia Ocidental. A conversa é aberta a estudantes e à sociedade em geral, com início às 9h.

Farão parte da Mesa de Abertura a diretora do Inpa, Antonia Franco, o secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Leonidas de Araújo Medeiros Junior, o subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI, Darcton Policarpo Damião, o diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI, Marcos Cesar de Oliveira Pinto, além da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales e da coordenadora do Arranjo Amoci e da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Amoci/Coeti/Inpa), Noélia Falcão.

Na sequência ocorrerá a Mesa Redonda com a participação da coordenadora Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (CTIT/UFMG), Juliana Crepalde; da professora da Universidade Federal do Amazonas/Ufam, Célia Simonetti, e da professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Anapatrícia Morales. A mediação será por conta da coordenadora Noélia Falcão. A conversa vai explorar o panorama da Propriedade Intelectual e da Inovação no Brasil: o que mudou, o que se tem feito e as perspectivas para o futuro, de acordo com o conhecimento e vivências das profissionais, que são experientes em gestão da inovação, educação e empreendedorismo.

Segundo Falcão, a Propriedade Intelectual envolve a criação e proteção de tudo que vem do intelecto humano, incluindo a propriedade industrial (patentes, marcas, desenho industrial, entre outros), direitos autorais (como livros apresentações) ou proteção sui generis (cultivares, por exemplo).

“A proteção de uma criação por meio da Propriedade Intelectual garante o direito de propriedade e exclusividade ao titular da criação intelectual, permite o avanço da Inovação e traz benefícios à sociedade, ao fomentar o mercado com novas tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida e estimular o mercado nacional”, destacou a coordenadora.

Falcão lembra que quando a tecnologia protegida alcança o mercado (inovação) e envolve transações decorrentes, são obtidos impactos econômicos e sociais, que permitem alimentar os processos de inovação. “Dessa forma, a sociedade usufrui das tecnologias ao ter empresas gerando produtos de alto valor agregado e novos empregos gerados, por exemplo, além do impacto nas diversas áreas, como a saúde, na qual a partir de pesquisas aplicadas se chegou numa tecnologia que tem impactado em todo o mundo, caso da vacina contra a Covid-19)”, destacou.

Na oportunidade serão lançados vídeos, que exploram o universo da propriedade intelectual de maneira didática e tem a finalidade de estimular a cultura da inovação nas novas gerações de profissionais de forma prática e intuitiva. O trabalho é fruto de pesquisa e experiência da equipe do Arranjo Amoci/ Coeti/Inpa.

Depois, terá um Quiz com dez perguntas de múltipla escolha relacionados ao tema. Os dez primeiros colocados no ranking, ganharão as seguintes premiações: 1º Lugar - Amplificador de som para celular - ECO; 2º ao 10º lugar - Pencard de 4Gb. As premiações também acompanham materiais sobre Propriedade Intelectual e do Arranjo Amoci/ Coeti/Inpa. Os prêmios serão encaminhados, devidamente higienizados, via Correios.

Café com Inovação

O Café Com Inovação é realizado pelo Arranjo Amoci e pela Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (coeti/Inpa), com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Edital POP C,T&I Nº 002/2020. Outra edição do Café com Inovação está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página