Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições prorrogadas para seleção do Programa em Clima e Ambiente
Início do conteúdo da página
Notícias

Inscrições prorrogadas para seleção do Programa em Clima e Ambiente

  • Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 11h59
  • Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 12h21

BannerMestradoDoutoradoCliambINPAPDPG

São duas bolsas para mestrado e 2 para doutorado. O Cliamb é um programa do Inpa em associação com a UEA 

 

Da Redação - Inpa

Banner: Rodrigo Verçosa

O processo seletivo de quatro bolsistas para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-CLiamb) teve o prazo de inscrição prorrogado até o dia 14 de maio de 2021. O Cliamb é um programa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em associação com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

As vagas estão divididas igualmente entre os cursos e integram o Programa Apoio à Pós-Graduação da Amazônia Legal, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os selecionados vão atuar no projeto “Integração de Estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Consolidação da Modelagem Climática e Hidrológica na Amazônia e Ampliação da Formação de Pessoal em Clima e Ambiente”.

De acordo com o Edital nº 07/2021 PDPG-AL/Capes/Inpa e sua posterior revisão em errata, o candidato interessado deve preencher a ficha de inscrição e encaminhar o arquivo digital para o e-mail: selecao.cliamb@gmail.com, junto com os documentos solicitados no Edital. O Ingresso dos aprovados está previsto para agosto próximo.

O processo é composto por análise do currículo lattes e de entrevista por meio de videoconferência. O resultado final sairá dia 01 de julho, nos sites do Inpa e da UEA e por e-mail.

É foco do Cliamb estabelecer novas estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) reunindo experimentos observacionais, laboratórios modernos e plataformas de simulação dos processos de interação biosfera atmosfera da Amazônia em condição natural e antropogênica (derivada de  atividades humanas).

Saiba Mais

O Inpa foi contemplado no Edital 13/2020 - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação - Amazônia Legal (PDPG - AMAZÔNIA LEGAL), da Capes. O plano do Instituto busca fortalecer os Programas de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico (ATU - nota 3); Ciências Biológicas (Botânica - nota 4) e Clima e Ambiente (Cliamb - nota 4, Inpa em associação com a Universidade do Estado do Amazonas -UEA). A finalidade é ampliar a formação de recursos humanos de alto nível na Amazônia, a produção científica e o estímulo à formação de redes de cooperação, além de contribuir para o equilíbrio regional da pós-graduação por meio da fixação de pesquisadores de alto nível.

 

EDITAL Nº 07/2021 - PDPG-AL/CAPES/INPA - MESTRADO E DOUTORADO CLIMAB

 EDITAL INPA/COCAP Nº 07/2021 PDPG-AL/CAPES/INPA

 

ERRATA EDITAL Nº 07/2021 - PDPG-AL/CAPES/INPA - MESTRADO DOUTORADO CLIMAB

  ERRATA - EDITAL INPA/COCAP Nº 007/2021 PDPG-AL/CAPES/INPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página