Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bosque da Ciência do Inpa celebra 26 anos com programação especial online
Início do conteúdo da página
Notícias

Bosque da Ciência do Inpa celebra 26 anos com programação especial online

  • Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 17h04
  • Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 09h25

banner26anosdobosquedacienciainpa

Neste ano, o tema escolhido é “Bosque da Ciência: Educador por natureza”. As atividades serão realizadas às 10h, 14h30 e 17h, com transmissão pelo canal do Inpa no Youtube/AscomInpa

Da Redação - Inpa

Banner: Débora Vale – Bosque da Ciência

Uma programação especial e online vai marcar os 26 anos de funcionamento do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). As visitas públicas permanecem suspensas, em virtude das restrições sanitárias devido à pandemia de Covid-19, mas as atividades comemorativas estão garantidas para toda a família.

A programação contempla passeio virtual para conhecer as tartarugas da Amazônia, oficina de educação ambiental em casa e uma Roda de Conversa discutindo o papel dos parques urbanos, com lançamento do projeto Bosque Com&Ciência. A transmissão ocorrerá pelo canal do Inpa no Youtube/AscomInpa (https://www.youtube.com/ascominpa).

Neste ano, o tema escolhido é “Bosque da Ciência: Educador por natureza”, que se propõe fortalecer os objetivos do Bosque como espaço educador em temas relacionados à conservação da natureza e cidadania socioambiental. Além de ser um fragmento florestal com refúgio para vida animal, o espaço permite contemplação da natureza, lazer, e o desenvolvimento de ações culturais e de popularização da ciência e da tecnologia.

Bosque corrego Ilha da Tanimbuca SNCT Cimone Barros INPA

 

"Fazemos questão de estar próximo dos nossos visitantes na passagem de aniversário do Bosque. Nos 26 anos, não é diferente, queremos estar com o público, mesmo que virtualmente, e para isso montamos uma programação bem interativa e cheia de conhecimento, retratando muito bem o que o Bosque é: um Educador por natureza”, destacou o coordenador do Bosque da Ciência, Alexandre Buzaglo.

Conforme o coordenador, a visitação pública presencial segue suspensa, mas a conexão com o público continua pelos canais na Internet, a exemplo do projeto Passeio Virtual no Bosque da Ciência. “Quando for o momento de retornar, vamos comunicar a todos, e a sociedade encontrará um Bosque com muitas novidades”, conta Buzaglo.

Programação

CircuitodaCiência matamata FotoWericaLima Inpa junho19 20

 

Pela manhã (10 horas), acontecerá um Passeio Virtual pelo Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia (Cequa). O tour será seguido de bate-papo com pesquisadores sobre curiosidades e dúvidas sobre as espécies de tartarugas da Amazônia. Após as conversas, os participantes serão convidados a ajudar as tartarugas a chegarem ao rio em segurança em um jogo interativo. A mediação será realizada por Sabrina Menezes e Guta Agostini, ambas do Cequa.

No período da tarde (14h30), será realizada a oficina “Educação ambiental em casa”, que mostrará como é possível, mesmo no ambiente doméstico, realizar atividades que aproximam as pessoas da natureza e que contribuem para um meio ambiente mais sustentável. De acordo com as organizadoras, a ideia é utilizar materiais do dia a dia para produção de mudas e para fazer tintas naturais. A mediação será realizada pela técnica do Inpa, Fernanda Reis, com participação de Laura Landau e Renata Vilar.

Para encerrar a programação, às 17 horas, será realizada a Roda de Conversa - "Bosque da Ciência: Educador por natureza". Essa atividade, que marcará o lançamento do projeto Bosque Com&Ciência, contará com a participação de especialistas que abordarão o papel dos parques urbanos como espaços educadores em temas relacionados à conservação da natureza e cidadania socioambiental.

Os convidados trarão diferentes abordagens para discutir a importância de espaços como o Bosque da Ciência para fomentar valores conservacionistas em estudantes e visitantes.  A mediação ficará com o educador ambiental do Bosque, Felipe Zanusso, e tendo a participação dos convidados: Rita Mesquita (Coordenadora de Extensão do Inpa), Jim Barborak (Universidade do Colorado – EUA), Saulo Seiffert (Ufam) e Thelma Prado (CEA/DEPPE/Seduc-AM).

Projeto Bosque Com&Ciência

Varal da criatividade Acervo Bosque da Ciencia INPA

O projeto tem como objetivo fortalecer o canal de diálogo do Bosque da Ciência com a sociedade, por meio da educação ambiental e popularização da ciência, em especial aquela produzida no Inpa.

A iniciativa está inserida no projeto “O Bosque da Ciência como laboratório para fortalecer a educação básica em ciências na Amazônia”, aprovado no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a programação serão exibidos vídeos em homenagem aos pesquisadores, funcionários e parceiros do Bosque que nos deixaram em decorrência da Covi-19.

registrado em:
Fim do conteúdo da página