Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Webconferência debate nesta terça-feira Comida de quilombo no Brasil - saberes e práticas
Início do conteúdo da página
Notícias

Webconferência debate nesta terça-feira Comida de quilombo no Brasil - saberes e práticas

  • Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 10h28
  • Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 12h05

Banner SIG SSAN NORTE

A webconferência é realizada pelo Grupo de Interesse Especial (Special Interest Groups - SIG) em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte), coordenado pelo Inpa

Da Redação – Inpa

Banner – Rodrigo Verçosa

Nesta terça-feira (30) será realizada a Webconferência "Comida de quilombo no Brasil: Saberes e práticas Alimentares entre lutas e resistências - O caso da Bocaina/MT, às 15h (de Manaus). O palestrante convidado é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), o biólogo com doutorado em biologia da conservação Flávio Bezerra Barros. Para participar, acesse: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigssan-norte

A webconferência é promovido pelo Grupo de Interesse Especial (Special Interest Groups - SIG) em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte), vinculado ao Centro Regional de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Norte (CTSSAN Norte), coordenado pelo Grupo de Pesquisa do Laboratório de Alimentos e Nutrição do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O SIG SSAN-Norte conta a participação de várias entidades de ensino e pesquisa da região. As sessões de webconferências do SIG SSAN Norte acontecem na última terça-feira de cada mês, às 15h (de Manaus).

A webconferência irá discutir questões sobre soberania e segurança alimentar, a partir dos conflitos territoriais e dos direitos das comunidades quilombolas à terra como meio de reprodução da vida no seu universo, material ou simbólico, ocorridos em Bocaina. Segundo Barros, a expropriação do território na dessa comunidade quilombola ocorreu na década de 1970, na região do município de Porto Estrela,  Mato Grosso.

“A noção de comida de verdade não está desatrelada da cultura, da memória, da relação com a terra e das socialidades dos povos quilombolas. Assim, não é possível discutir o direito à uma alimentação adequada e saudável sem que haja garantia dos meios de produção, cujo território é primordial”, destacou Barros.

O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Comida de quilombo do Brasil”, financiado pelo CNPq/MCTI/Unasul, e estuda as diversas experiências de cultura alimentar, enquanto formas de resistência e luta pela defesa de territórios, cujas existências encontram-se ameaçadas por múltiplos fatores e processos no Pará, Maranhão, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Palestrante

Flávio Bezerra Barros: Ph.D. em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Professor Associado da Universidade Federal do Pará e Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Agriculturas Amazônicas da UFPA e Ciências Ambientais da Unemat. Coordena o projeto de pesquisa "Comida de quilombo no Brasil" (MCTI/CNPq/Unasul). Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

 

Agenda de programação do SIG SSAN Norte - https://nutrissan.rnp.br/web/sig-ssan-norte

registrado em:
Fim do conteúdo da página