Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa realiza a Live "Pedagogia transformadora como ferramenta da Tecnologia Social"
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa realiza a Live "Pedagogia transformadora como ferramenta da Tecnologia Social"

  • Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 12h16
  • Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 12h17

bannerLiveTecnologiasocialmarco2021INPA

O objetivo é apresentar as experiências e conhecimentos voltados para o meio educacional na atualidade. A transmissão será pelo canal do Inpa no Youtube/AscomInpa

Por Lucas Batista - Inpa

Banner: Débora Vale - Bosque da Ciência

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI)  realiza nesta quarta-feira (31) a Live Pedagogia Transformadora como ferramenta para o desenvolvimento de Tecnologia Social na Amazônia, às 18h, com transmissão pelo canal do Instituto no Youtube/ AscomInpa. Esta é a primeira de uma série de Lives organizadas pela Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, sempre na última quarta-feira de cada mês.

No evento serão apresentadas experiências e conhecimentos sobre o emprego de novas formas de ensino-aprendizagem na atualidade na perspectiva da educação dialógica e da construção coletiva de conhecimento. “É importante pensar, sobretudo, no novo normal que passaremos a viver no pós-pandemia e nas aspirações e necessidades dos estudantes na contemporaneidade”, destacou a Coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, que vai atuar como mediadora.

A live terá participação do professor e sócio-fundador do Lab de Educador (canal digital focado em tecnologias digitais para educadores), o biólogo João Santos, a pedagoga Thessyvanda Torres (Fundação Vitória Amazônica) e o representante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - Núcleo do Amazonas, Jonathas Pinheiro, físico e professor da disciplina pensamento computacional em escolas de Manaus.

Na oportunidade serão discutidos e trazidos para a conversa assuntos, como as tecnologias e recursos voltados à educação, questões pedagógicas correlacionados à tecnologia social refletindo sobre a inclusão, relatos de aplicações construcionistas por meio da aprendizagem criativa em metodologias ativas para escolas públicas de Manaus e a criação de novas soluções tecnológicas e de baixo custo construídas por crianças de escola pública.

“Vou levar algumas experiências vivenciadas no contexto de educação ribeirinha, nas comunidades indígenas nas quais o Projeto Profuturo Aula Digital realizou atividades tecnopedagógicas, promovendo o compartilhamento de saberes tradicionais da comunidade, e externo através da expertise dos formadores do Aula Digital”, contou a pedagoga Thessyvanda Torres, formadora do Projeto Profuturo Aula Digital em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e Fundação Telefônica Vivo, mediada pela Fundação Vitória Amazônica. 

Saiba Mais

Em 21 de setembro de 2021, o educador Paulo Freire completaria 100 anos. Vários eventos no Brasil e na América Latina celebram o nascimento do patrono da educação brasileira.

 

Minibios

Thessyvanda Torres

Sou cearense, arretada e apaixonada pela Educação, moro em Manaus há mais de 15 anos, uma amazonense de coração! Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas; Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Uniasselvi; Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Salesiana Dom Bosco. Atuante na formação Tecnopedagógica de professores da rede municipal de ensino de Manaus. Técnica de Pesquisas e Projetos. Formadora do Projeto Profuturo Aula Digital em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e Fundação Telefônica Vivo, mediada pela Fundação Vitória Amazônica. Tutora EaD da Uniasselvi. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Educação inclusiva e o Aprender na Diversidade da UEA. Idealizadora do projeto Pedagogia que inspira.

 

João Pedro Rebelo dos Santos

Manauara, licenciado em ciências biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas; pós-graduando do curso de Neuropsicopedagogia pela Faculdade CENSUPEG; pós- graduando em Tecnologias Aplicadas à Educação; Pós-graduando em Educação 5.0 - Metodologias Ativas, Tecnologias Disruptivas e Inovação Curricular (BNCC); atua na Formação de Professores para o uso de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na educação pela Fundação Vitória Amazônica e é sócio-fundador do Lab de Educador, canal focado em tecnologias digitais para educadores  (https://www.instagram.com/labdeeducador). É pai da Helena e acredita que as verdadeiras transformações acontecem por meio da Educação.

Jonathas Souza Pinheiro

Representante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa do núcleo Amazonas, Diretor da Kainos Maker, coordenador pedagógico da escola North Robotic, professor de Pensamento Computacional em três escolas de Manaus, consultor de Educação 4.0 para duas escolas de Manaus. Graduando em Física - UFAM, Pós-graduando em Gestão escolar e coordenação pedagógica pela UCAM, Bacharel em Teologia; fui coordenador de inovação da Casa da Física - UFAM, pioneiro em educação 4.0 com micro:bit no Brasil, apaixonado pela educação, parcerias, inovações, descobertas e tecnologias para todos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página