Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Chefe de Gabinete recebe Diploma de Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão
Início do conteúdo da página
Notícias

Chefe de Gabinete recebe Diploma de Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão

  • Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 17h44
  • Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 18h18

DiplomaMeritoFotoConsuladodoJapaoemManaus 1

Sérgio Guimarães foi escolhido por desempenhar um papel fundamental nas atividades de intercâmbio entre o Inpa e o Japão e no suporte às Instituições japonesas no processo de implementação de projetos de pesquisa

Da Redação - Inpa

Fotos: Consulado-Geral do Japão em Manaus

O Chefe de Gabinete do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o pesquisador Sérgio Guimarães, foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, do 2º ano da Era Reiwa do Japão. Entregue pela Cônsul-geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, a distinção é concedida a pessoas que contribuíram para promover a compreensão mútua e o fomento das relações de amizade entre o Japão e o Brasil. A diretora do Inpa, Antonia Franco, participou de cerimônia restrita na última quarta-feira (24). 

“O Inpa se sente orgulhoso e grato pela dedicação e apoio de nosso pesquisador e chefe de gabinete Sérgio Guimarães, bem como pelo seu reconhecido valor nas relações entre ambos os países”, destacou a diretora do Inpa Antonia Franco.

De acordo com o Consulado-Geral do Japão em Manaus, Guimarães foi escolhido por desempenhar um papel fundamental nas atividades de intercâmbio entre o Inpa e o Japão e no suporte às Instituições japonesas no processo de implementação dos projetos de pesquisa, a exemplo do projeto Museu na Floresta, em cooperação com a Universidade de Kyoto e a JICA, além de contribuir com o Consulado-Geral do Japão nas visitas de autoridades japonesas, como a Família Imperial, Ministros e Parlamentares.  Em julho de 2018, a princesa japonesa Mako visitou o Inpa. Essa foi a quarta vez que a Família Imperial visitou o Instituto, que é referência mundial nos estudos de biologia tropical.

“Essa distinção, apesar de ser nominal, a mim concedida, não representa um mérito individual. Muito mais do que isso, é um reconhecimento do Governo do Japão à importância estratégica do Inpa pelas suas pesquisas e ações de cooperação e promoção da amizade entre os dois países”, destacou Guimarães, que trabalha no desde 1988 e há quase 15 anos está à frente do Gabinete da Diretoria. 

 

DiplomaMeritoFotoConsuladodoJapaoemManaus 2

 

Sérgio Guimarães é formado em Engenharia de Pesca, com Especialização e Mestrado em Ciência da Pesca (Master in Fisheries Science) pela Universidade de Pesca de Tóquio (Tokyo University of Fisheries), em 1985. Após o retorno do país asiático, Guimarães manteve relação com o Japão e o Consulado, em Manaus. Em 2015, Guimarães foi contemplado com o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral em Manaus. 

“O Consulado tem profunda gratidão ao Dr. Sérgio Guimarães pelo seu incondicional apoio e pela profunda amizade com o Japão. E, ao homenagear o Dr. Sérgio Guimarães, agradecemos o Inpa e a sua equipe, sob a gestão da competente diretora, Dra. Antonia Maria Ramos Franco Pereira”, disse a Cônsul Geral-Adjunta do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Reiko  Nakamura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página