Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Soberania Alimentar e Nutricional debate Aproveitamento do Pescado Amazônico
Início do conteúdo da página
Notícias

Grupo de Soberania Alimentar e Nutricional debate Aproveitamento do Pescado Amazônico

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 11h57
  • Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 11h57

webconferencia sig ssan norte Rogério de Jesus INPA

A webconferência é gratuita. Podem se inscrever estudantes, pesquisadores, extensionistas, organizações e interessados no assunto

 

Da Redação – Inpa

Banner – SIG SSAN Norte                                                 

 

Apresentar a excelência do pescado como alimento nutritivo e trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) sobre aproveitamento integral do pescado amazônico. Este é o objetivo do pesquisador do Inpa, o engenheiro de pesca Rogério Souza de Jesus, em Webconferência que será realizada nesta terça-feira (23), às 15h (de Manaus) com transmissão pelo link   https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigssan-norte.

A webconferência é organizada pelo grupo de Interesse Especial (Special Interest Groups-SIG, sigla em inglês) em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte ( SIG SSAN Norte), vinculado ao Centro Regional de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Norte (CTSSAN Norte). O SIG SSAN Norte é coordenado pelo Grupo de Pesquisa do Laboratório de Alimentos e Nutrição do Inpa. Esta será a primeira webconferência do ano.

O Inpa tem larga experiência com tecnologia de pescados amazônicos. Inaugurado em 1985, o Centro de Tecnologia de Alimentos (CTA) deu origem a criação do atual Grupo de Pesquisa "Produtos Alimentares de Origem Animal", liderado por Rogério de Jesus. O Grupo atua com Tecnologia pós-colheita do pescado de água-doce, aproveitamento de resíduos do processamento do pescado e Química e bioquímica de peixes e Aquicultura (pós-colheita).

O Amazonas tem o maior consumo per capita de pescado do Brasil, com 13,99 kg em média, ante 2,79 kg da média nacional. As tecnologias desenvolvidas pelo Grupo vão ao encontro dos dados de consumo, ao desenvolver novos produtos e socializar o conhecimento de tecnologias tradicionais de processamento com os interessados.

AproveitamentodepescadoFotoRogeriodeJesusINPA 3

“São alternativas de produtos oriundos do pescado amazônico, oferecidos para todas as faixas etárias numa tentativa de aumentar o seu consumo do pescado, desde a alimentação escolar até alimentos saudáveis para a terceira idade”, explicou o pesquisador.

Entre as tecnologias disponíveis estão o pescado defumado a quente (tradicional) e o uso de fumaça líquida na defumação (inovação), além de carpaccio e a panceta de pirarucu.

Atualmente, o GP é composto por cinco pesquisadores, três técnicos, quatro alunos de doutorado e mestrado, e cinco bolsistas de iniciação científica.

Podem participar da webconferência estudantes, pesquisadores, extensionistas, organizações sociais e outras pessoas que tiverem interesse no assunto. A agenda das webconferências pode ser conferida no Link: https://nutrissan.rnp.br/web/sig-ssan-norte

Palestrante

Rogério Souza de Jesus possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. É pesquisador titular do Inpa, professor/orientador na pós-graduação em Aquicultura (Inpa/UNL), coordenador do Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos do Inpa (CEP/Inpa) e é Conselheiro Titular do Conselho Deliberativo da Coordenação de Tecnologia e Inovação do Inpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página