Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Pesar - Augusto Fachín Terán, professor da UEA e parceiro do Bosque da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Nota de Pesar - Augusto Fachín Terán, professor da UEA e parceiro do Bosque da Ciência

  • Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 16h59
  • Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 17h02

banners nota de pesar Augusto Teran

 

Lamentamos profundamente o falecimento do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o biólogo peruano Augusto Fachín Terán, em decorrência de complicações da Covid-19. Terán fez mestrado e doutorado em Ecologia no Inpa, sob orientação do pesquisador Richard Vogt, que também faleceu no último mês. O professor Terán era docente da graduação e da pós-graduação, coordenava o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Ciências em Espaços Não Formais na UEA, desenvolvendo estudos sobre a Alfabetização Ecológica, Alfabetização Científica e Educação Ambiental.

Sua experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências em Espaços Não Formais, somado a sua paixão pelo Bosque da Ciência, tornaram o professor um parceiro dos bons. Terán foi além do conhecimento, traduzindo em ações práticas o Bosque como um laboratório a céu aberto para o ensino de ciências e a divulgação científica.

Terán, obrigado por seu legado e pelo prazer de aprender e conviver com você. Descanse em paz na sua nova morada! A toda família, amigos, alunos, ex-alunos, colegas e parceiros, nossos sentimentos e sinceras condolências.

 

Amigos e parceiros deixaram mensagens de reconhecimento e despedida ao professor Terán.

 

“Conheço o prof. Augusto Terán faz muitos anos. Ele foi a pessoa, dentre os colaboradores do Bosque da Ciência, que melhor traduziu em ações o nosso desejo de que o Bosque seja usado como um laboratório a céu aberto, contribuindo para a formação de alunos de todos os níveis. O prof. Augusto soube, como ninguém, valorizar as oportunidades educativas que o Bosque da Ciência oferece. Valorizou a educação em ciência oferecida pelos espaços não formais.  Deixa uma larga contribuição em seus trabalhos e nos alunos que formou.  Vai fazer muita falta, e sentimos muito a perda do colega e parceiro de tantos anos!”. Dra. Rita Mesquita, pesquisadora e Coordenadora de Extensão do Inpa.

 

“Está sendo difícil processar a perda do Dr. Augusto Terán. Para nós, equipe do Bosque, ele é uma grande referência em educação, principalmente em espaços não formais. O Dr. Terán amava o Bosque da Ciência, sempre foi muito atencioso conosco e com grande disposição em contribuir, não à toa que, todos os anos, seus alunos desenvolviam estudos e pesquisas no espaço. Obrigado por tudo que você fez pela educação, pela Amazônia e também pelo Bosque! Você fez a diferença em nosso meio e vimos as suas boas obras. O seu legado fica, mas vamos sentir muito a sua partida... Deus te receba, querido professor e amigo!”. Alexandre Buzaglo, Coordenador do Bosque da Ciência do Inpa.

 

“As pessoas vêm a este mundo com um propósito. O do Dr. Augusto Fachín Terán era de defender o Ensino de Ciência e Trilhar nas pesquisas nos Espaços Não Formais. Era um pesquisador dedicado, metódico na função que desempenhava. Contudo sempre foi amável nas orientações. Ajudava seus parceiros de pesquisa. Sempre falava que a Ciência é feita com parcerias. E ele provava isso na prática. Deixa em mim, em todos nós, alunos, ex-alunos, amigos e, principalmente, a família, uma saudade enorme. Mas saudade também tem o nome de amor. E ele viverá para sempre em nossos corações e no legado que deixou para a pesquisa. Siga em paz querido Mestre Dr. Augusto Fachín Terán.” Ercilene Oliveira, mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página