Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Pesar – Bazílio Frasco Vianez, pesquisador do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Nota de Pesar – Bazílio Frasco Vianez, pesquisador do Inpa

  • Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 10h29
  • Última atualização em Quinta, 28 de Janeiro de 2021, 14h44

bannerNotaDePesarBazilioVianezINPA

 

Lamentamos com profundo pesar o falecimento do nosso pesquisador Bazílio Frasco Vianez, de 65 anos, na quarta-feira (27), vítima de Covid-19. Formado em Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Direito, Dr. Bazílio (Doutorado em Wood Science/ Grã-Bretanha) tem uma longa trajetória de atuação com as madeiras da Amazônia, destacando-se com o estudo e caracterização tecnológica de espécies florestais da Amazônia, os efeitos do intemperismo nos componentes químicos da madeira e o potencial de resíduos madeireiros. Atualmente, Bazílio era o titular da Coordenação de Cooperação e Intercâmbio (Cocin/Inpa).

Além da produção científica de artigos, capítulos de livros e livros, Bazílio contribuiu com a formação de novos profissionais, especialmente da Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele atuou em sala de aula e na orientação de estudantes, com forte atuação na iniciação científica. 

No Inpa, o legado de Bazílio ficará registrado ainda na memória dos seus colegas e na experiência de visitantes do Bosque da Ciência, onde está disponível a “Casa de Rolo Resto”, uma construção sustentável que se baseia na utilização de resíduos madeireiros da Amazônia. A habitação popular, desenvolvida por Bazílio, utiliza roletes (resíduo madeiro resultante do processo de torneamento das toras na confecção do compensado) no lugar de toras, sendo montada com encaixes, e sem a necessidade de pregos.

Bazílio, nosso muito obrigado pelo seu companheirismo, comprometimento, longos anos de dedicação ao Inpa e ao desenvolvimento da tecnologia da madeira, bem como pelo prazer da sua convivência. Descanse em paz! À família (filhos Talísia e Basílio Jr. e a esposa Maria Auxiliadora) e aos amigos, manifestamos nossas sinceras condolências, com desejos de que o Senhor console a cada um e dê a força necessária neste momento de tão grande dor! 

 

Amigos manifestaram sentimentos de pesar e comentaram o legado do pesquisador.

 

“Até mesmo os grandes homens como você, Lord Bazílio, se despedem deste nosso mundo. O que existe de diferença é que alguns deixam sua marca, pois continuam vivos através das lembranças que deixam em cada um de nós. Sua delicadeza e cavalheirismo ficarão dentro de cada um de nós. Até um dia, nosso amigo Sir Bazílio.” Dra. Antonia Franco, pesquisadora e diretora do Inpa.

 

“Difícil traduzir em palavras tudo o que esse grande amigo e valoroso profissional representou para mim e para todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver ao seu lado e conhecer um homem de bem, digno, equilibrado, comprometido e responsável, sem falar da sua importante contribuição para o mundo da ciência. Não apenas perdemos um grande e competente profissional, mas também um ser humano de um coração grandioso. No momento de despedida deste grande amigo, deixo registrado nosso muito obrigada pelo seu comprometimento, altruísmo, por nos inspirar pelo seu caráter, a sua capacidade de mediar conflitos e pela honra de ter tido sua convivência ao longo de muitos anos. Que DEUS fortaleça a família e que você seja recebido por nosso PAI de infinita bondade, misericórdia e AMOR.  Descanse em paz!”. Dra. Ceci Sales-Campos, pesquisadora do Inpa.

 

“A pandemia da Covid-19 causa mais uma baixa no quadro de servidores do INPA e membros do GEEA e isso é motivo de profunda tristeza para todos nós que atuamos nestas duas instâncias da ciência e da convivência fraterna. Pêsames à instituição, aos amigos e aos familiares do Basílio Vianez, que parte para o outro mundo, deixando nesse sua marca de competência, dedicação, leveza, gentileza, generosidade e grandeza de alma. Que sua partida e grandioso legado sejam motivo vibração com a vida e de esperança para todos os mundos criados por Deus, o Grande Arquiteto do Universo e todas suas moradas. Luz, mais luz para o querido amigo e para todos nós. Gratidão... Saudade.” Dr. Geraldo Mendes, pesquisador do Inpa.

 

"Ainda não consegui acreditar na passagem tão prematura do amigo Basilio. Acredito que todas as pessoas que tiveram o prazer de conhecê-lo são unânimes em lembrar dele como uma pessoa extremamente educada, respeitosa, sensata, conciliadora, paciente, ... um GENTLEMAN. Foi assim que passei a noite passada com muita dificuldade para dormir e lembrando do Basílio dessa forma. Neste momento nos resta rezar para que o seu espírito descanse em paz, que ele esteja pleno e iluminado na sua nova morada. Que Deus e Nossa Senhora conforte os corações de seus familiares e amigos. Descanse em paz Sir Basílio!”. Ma. Noélia Falcão, tecnologista e coordenadora de extensão tecnológica e inovação do Inpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página