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Covid-19 - Inpa retorna com o serviço remoto de Acolhimento em Saúde

  • Publicado: Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 09h12
  • Última atualização em Sexta, 22 de Janeiro de 2021, 09h12

COVIDAcolhimentoemSaudeINPA2021

A escuta e orientação em saúde mental também funcionou no ano passado, especialmente no período mais crítico da quarentena, e integra as ações do Inpa de enfrentamento à pandemia. Acesse: Inpa-Ações contra a Covid-19

Da Redação – Inpa

Banner: Tito Fernandes - Editora Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) retornou com o serviço de Acolhimento em Saúde, que visa contribuir com o acolhimento e o alívio emocional das pessoas nesse período de agravamento da pandemia de Covid-19 no Amazonas. As atividades são coordenadas pela titular da Coordenação de Tecnologia Social do Inpa, a psicóloga Denise Gutierrez, com mestrado em psicologia da saúde e doutorado em saúde pública.

Segundo Gutierrez, a atividade não é uma teleconsulta, mas sim uma conversa (escuta qualificada e compreensiva) com um atendente que poderá ajudar ouvindo você de uma forma respeitosa, ou ainda oferecer informações úteis para suas possíveis dúvidas.

O serviço é destinado a comunidade do Inpa e externa ao Instituto. É desenvolvido por servidores do Inpa, parte deles com formação em psicologia, embora não desempenhem a atividade no Instituto.

“O retorno desse serviço se mostrou necessário, pois estamos vivendo nesses últimos tempos uma intensificação da pandemia, que nos pega a todos em um momento de baixa de energia e extremo desgaste, decorrentes das intensas experiências de luto do ano passado e início do corrente”, explicou Gutierrez, que também é professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “É preciso reforçar as capacidades de resiliência, acolher os sentimentos dos que sofrem e oferecer um local seguro para a ventilação dos sentimentos turbulentos e sombrios, os quais não encontram lugar em outros ambientes relacionais”, completou.

A pessoa interessada no serviço deve entrar em contato com um dos atendentes listados para o agendamento: Denise Gutierrez – quinta-feira - 8h às 12h | (92) 99984-7127; Eleilza Litaiff – segunda-feira e quarta-feira – 14h às 17h | (92) 98104-9584; Francimeire Gomes Pinheiro – segunda-feira e quarta-feira – 9h às 12h | (92) 99139-5570; Regis Ferreira de Araújo – terça-feira – 9h às 12h e das 14h às 17h | (92) 99117-6512.

Os encontros, por meio de ligações ou videochamadas, terão duração de cerca de 50 minutos, em média.

 

O serviço é para você que quer:

1. alguém que te ouça, precisa desabafar e compartilhar suas preocupações;

2. saber o que pode fazer quando se sentir excessivamente ansioso ou deprimido;

3. conhecer algumas atitudes úteis para desenvolver em casa para o manejo pessoal da ansiedade;

4. saber quais os locais em que pode acessar a Rede de Apoio Psicossocial para ajuda profissional;

5. conhecer boas práticas de saúde e higiene mental: algumas estratégias para relaxar e dominar pensamentos destrutivos;

6. obter outras informações sobre o que o Inpa está fazendo para o combate à Covid-19.

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